domingo, 19 de abril de 2015

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - AULA Nº 18

FUNDAMENTOS DA FÉ



RESUMO DE ALGUMAS AULAS ANTERIORES


Antigo e Novo Testamento: Trata-se do antigo e do novo concerto de Deus. O primeiro (Antigo) era para a nação israelita (Êxodo 19.3-6), e o último (o Novo) refere-se ao novo pacto de Deus, com todo aquele que crer em Jesus, como o Filho de Deus, e aceitar o seu sacrifício expiatório. No Antigo Testamento o concerto de Deus era estabelecido a partir do cumprindo das leis que Deus dava aos israelitas, de forma que se não as obedecesse minuciosamente seriam punidos. No novo Testamento, o contrato é entre Deus e todos os povos, e baseia-se em que creiam em seu Filho, e recebam o seu sacrifício como meio  de serem libertos do pecado e serem religados com Deus (Jo 1.11,12).

A IMPORTÂNCIA DO ANTIGO TESTAMENTO - O Antigo Testamento é sombra do que havia de vir no Novo Testamento. Ele aponta para Cristo e seu sacrifício perfeito (Lc 16.16; Gl 3.24-26; Hb 10.1).

Exemplo: A serpente de bronze no deserto apontava para Cristo, que seria pendurado no madeiro (na cruz).Assim como todo condenado que olhasse para a serpente era salvo da morte, todo aquele que olhar para Jesus, como a salvação enviada por Deus, será salvo da morte eterna (condenação) (Nm 21 e Cl 2.16).

No Novo Testamento o novo pacto de Deus passou a vigorar a partir do sacrifício de Jesus que, ao derramar o seu sangue, cada um que aceitar o seu sacrifício, terá, pela fé o sangue dele aspergido sobre si – 1 Co 6.10,11; Hb 10.4-10; 9.11,13,15; 1Jo 1. 7,9.


Fazem parte da trindade - A palavra trindade não se encontra na Bíblia, mas sua existência é subentendida nela. “Em termos mais simples de se entender, o termo “Trindade” refere-se a três pessoas distintas que agem em comum acordo”. Existem igrejas que se opõem ao Espírito Santo como pessoa, e dizem que ele é uma força ativa, e seu argumento é que não existe o nome trindade na Bíblia. Exemplo: o ovo, embora tenha três elementos distintos (casca, clara e gema), formam um único elemento (o ovo). 

Bíblico, anti-bíblico e extra-bíblico: Bíblico é todo o ensinamento que está na Bíblia, anti (contra), logo anti-bíblico é toda a doutrina (ensinamento) que não condiz com as da Bíblia, e extra-bíblico significa que não está explícito na Bíblia, mas não contradiz com seus ensinamentos.A palavra Trindade é extra-bíblica porque, embora esse nome não esteja explicitamente lá, sua existência é perceptível. Assim como o nome avô não se encontra na Bíblia, mas não se pode dizer que é anti-bíblico dizer que Abraão é avô de Jacó, por que a Bíblia diz que Abraão é pai Isaque, que é pai de Jacó,  logo, Abraão é avô de Jocó. 

O Espírito Santo estava na criação - Ele pairava sobre a face das águas (Gn 1.2); "Façamos o homem" (Façamos está no plural - havia mais de um na criação) - Gn 1.26).

A ação do Espírito Santo no A.T. e no N.T. -  O Espírito Santo se apossava da pessoa que Deus tinha uma obra a realizar por intermédio dela (Gn 41.30,32; Ex 35.30-35;Is 63.11; Nm 27.18.20; Dt 34.9; Jz 6.34). rejeitando Deus o homem para o ofício determinado, o Espírito Santo se retirava e entrava no novo candidato (1 Sm 16.13,14), Davi, ao pecar, teve medo que o Espírito Santo se retirasse dele, porque isso era sinal de que Deus o rejeitaria como rei (Sl 51.3,11). Hoje, ao aceitarmos Jesus, O Espírito Santo já passa a habitar em nós (1Co 12.13; . Ef 1.13,14; Rm 8.9; Jo 3.5).


Por Leila Castanha


(Aula ministrada na Igreja Apostólica de Jesus Cristo, o Salvador, em 14-10-2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário