Calvinismo X arminianismo – O debate dos séculos!
Um dos debates que mais mexem com a nossa mente é
esse: "VOCÊ É CALVINISTA OU ARMINIANISTA?"
Sabe qual é a diferença entre os dois? Não?!?!?!?
Segue abaixo a diferença entre esses dois segmentos:
ARMINIANISMO X CALVINISMO
O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico da Reforma protestante,
exposto e defendido por João Calvino (1509-1564). Seu sistema de interpretação
bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como "os 5 pontos do
Calvinismo" (T-U-L-I-P em inglês):
1 - Total Depravity (Depravação total) - Todos os homens nascem totalmente
depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões
espirituais;
2 - Unconditional Election (Eleição incondicional) - Deus escolheu dentre todos
os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem
levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;
3 - Limited Atonement (Expiação limitada) - Jesus Cristo morreu na cruz para
pagar o preço do resgate somente dos eleitos;
4 - Irresistible Grace - (Graça Irresistível) - A Graça de Deus é irresistível
para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé
salvadora neles;
5 - Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos) - Todos os eleitos vão
perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.
O Arminianismo é o sistema de Teologia formulado por Jacobus Arminius
(1560-1609), teólogo da Igreja holandesa, que resolveu refutar o sistema de
Calvino.
Armínio apresentou seu sistema em 5 pontos:
1 - Capacidade humana, Livre-arbítrio - Todos os homens embora sejam
pecadores, ainda são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus
oferece;
2 - Eleição condicional - Deus elegeu os homens que ele previu que teriam fé
em Cristo;
3 - Expiação ilimitada - Cristo morreu por todos os homens e não somente
pelos eleitos;
4 - Graça resistível - Os homens podem resistir à Graça de Deus para não
serem salvos;
5 - Decair da Graça - Homens salvos podem perder a salvação caso não
perseverem na fé até o fim.
O sistema teológico de Armínio foi derrotado no
Sínodo de Dort em 1619 na Holanda, por ser considerado anti-bíblico.
Por incrível que possa parecer hoje o Arminianismo é o sistema teológico
adotado pela maior parte das igrejas evangélicas. As seitas e o Catolicismo
Romano também rejeitam o Calvinismo.
1. Livre-Arbítrio ou Capacidade Humana (Arminianismo)
Embora a queda de Adão tenha afetado seriamente a natureza humana, as pessoas
não ficaram num estado de total incapacidade espiritual. Todo pecador pode
arrepender-se e crer, por livre-arbítrio, cujo uso determinará seu destino
eterno. O pecador precisa da ajuda do Espírito, e só é regenerado depois de
crer, porque o exercício da fé é a participação humana no novo nascimento.
1. Incapacidade Total ou Depravação Total (Calvinismo)O homem natural não pode
sequer apreciar as coisas de Deus. Menos ainda salvar-se. Ele é cego, surdo,
mudo, impotente, leproso espiritual, morto em seu pecado, insensível à graça
comum. Se Deus não tomar a iniciativa, infundindo-lhe a fé salvadora, e
fazendo-o ressuscitar espiritualmente, o homem natural continuará morto
eternamente. (Sl 51:5; Jr 13:23; Rm 3:10-12; 7:18; 1Co 2:14; Ef 1:3-12; Cl
2:11-13)
2. Eleição Condicional (Arminianismo)
Deus escolheu as pessoas para a salvação, antes da fundação do mundo, baseado
em Sua presciência. Ele previu quem aceitaria livremente a salvação e
predestinou os salvos. A salvação ocorre quando o pecador escolhe a Cristo; não
é Deus quem escolhe o pecador. O pecador deve exercer sua própria fé, para crer
em Cristo e ser salvo. Os que se perdem, perdem-se por livre escolha: não
quiseram crer em Cristo, rejeitaram a graça auxiliadora de Deus.
2. Eleição Incondicional (Calvinismo)Deus elegeu alguns para a salvação em
Cristo, reprovando os demais. Aos eleitos Deus manifesta a Sua misericórdia e
aos reprovados a Sua justiça. Deus não tem a obrigação de salvar ninguém, nem
homens nem anjos decaídos. Resolveu soberanamente salvar alguns homens
(reprovando todos os demais) e torná-los filhos adotivos quando eram filhos das
trevas. Teve misericórdia de algumas criaturas, e deixou as demais (inclusive
os demônios) entregues às suas próprias paixões pecaminosas. A salvação é
efetuada totalmente por Deus. A fé, como a salvação, é dom de Deus ao homem,
não do homem a Deus. (Ml 1:2-3; Jo 6:65; 13:18; 15:6; 17:9; At 13:48; Rm 8:29, 30-33;
9:16; 11:5-7; Ef 1:4-5; 2:8-10; 2Ts 2:13; 1Pe 2:8-9; Jd 1:4)
3. Redenção Universal ou Expiação Geral (Arminianismo)O sacrifício de Cristo
torna possível a toda e qualquer pessoa salvar-se pela fé, mas não assegura a
salvação de ninguém. Só os que crêem nEle, e todos os que crêem, serão salvos.
3. Redenção Particular ou Expiação Limitada (Calvinismo)
Segundo Agostinho, a graça de Deus é "suficiente para todos, eficiente
para os eleitos". Cristo foi sacrificado para redimir Seu povo, não para
tentar redimi-lo. Ele abriu a porta da salvação para todos, porém, só os
eleitos querem entrar, e efetivamente entram.
(Jo 17:6,9,10; At 20:28; Ef 5:15; Tt 3:5)
4. Pode-se Efetivamente Resistir ao Espírito Santo (Arminianismo)Deus faz tudo
o que pode para salvar os pecadores. Estes, porém, sendo livres, podem resistir
aos apelos da graça. Se o pecador não reagir positivamente, o Espírito não pode
conceder vida. Portanto, a graça de Deus não é infalível nem irresistível. O
homem pode frustrar a vontade de Deus para sua salvação.
4. A Vocação Eficaz do Espírito ou Graça Irresistível (Calvinismo)
Embora os homens possam resistir à graça de Deus, ela é, todavia, infalível:
acaba convencendo o pecador de seu estado depravado, convertendo-o, dando-lhe
nova vida, e santificando-o. O Espírito Santo realiza isto sem coação. É como
um rapaz apaixonado que ganha o amor de sua eleita e ela acaba casando-se com
ele, livremente. Deus age e o crente reage, livremente. Quem se perde tem
consciência de que está livremente rejeitando a salvação. Alguns escarnecem de
Deus, outros se enfurecem, outros adiam a decisão, outros demonstram total
indiferença para as coisas sagradas. Todos, porém, agem livremente.
(Jr 3:3; 5:24; 24:7; Ez 11:19; 20; 36:26-27; 1Co 4:7; 2Co 5:17; Ef 1:19-20; Cl
2:13; Hb 12:2)
5. Decair da Graça (Arminianismo)Embora o pecador tenha exercido fé, crido em
Cristo e nascido de novo para crescer na santificação, ele poderá cair da
graça. Só quem perseverar até o fim é que será salvo.
5. Perseverança dos Santos (Calvinismo)Alguns preferem dizer "perseverança
do Salvador". Nada há no homem que o habilite a perseverar na obediência e
fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente, exercendo
misericórdia e disciplina, na condução do crente. Quando ímpio, estava morto em
pecado, e ressuscitou: Cristo lhe aplicou Seu sangue remidor, e a graça
salvífica de Deus infundiu-lhe fé em para crer em Cristo e obedecer a Deus. Se
todo o processo de salvação é obra de Deus, o homem não pode perdê-la! Segundo
a Bíblia, é impossível que o crente regenerado venha a perder sua salvação.
Poderá até pecar e morrer fisicamente (1Co 5:1-5). Os apóstatas nunca nasceram
de novo, jamais se converteram.
(Is 54:10; Jo 6:51; Rm 5:8-10; 8:28-32, 34-39; 11:29; Fp 1:6; 2Ts 3:3; Hb 7:25)
Arminianismo - Rejeitado pelo Sínodo de Dort
Este foi o sistema de pensamento contido na "Remonstrância" (embora
originalmente os cinco pontos não estivessem dispostos nessa ordem). Esse
sistema foi apresentado pelo arminianos à Igreja na Holanda em 1610, mas foi
rejeitado pelo Sínodo de Dort em 1619 sob a justificativa de que era antibíblico.
Calvinismo - Reafirmado pelo Sínodo de Dort
Este sistema de teologia foi reafirmado pelo Sínodo de Dort em 1619 como sendo
a doutrina da salvação contida nas Escrituras Sagradas. Naquela ocasião, o
sistema foi formulado em "cinco pontos" (em resposta aos cinco pontos
apresentados pelos arminianos) e desde então tem sido conhecido como "os
cinco pontos do calvinismo".
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