sexta-feira, 29 de julho de 2022

COMO CONTAR HISTÓRIAS BÍBLICAS NA EBF


Como a EBF, acima de tudo, é um trabalho evangelístico, procure contar histórias sobre o amor de Deus, salvação, arrependimento etc. Alguns temas e ideias para se pregar:

 

A PARÁBOLA DO BOM PASTOR - Lc 15.4-7


Imagem extraída de vidadeteologo.com.br


1. Contação de história com uso de figurino: A pessoa que for levar a mensagem, poderá se fantasiar de ovelha junto com outras crianças da igreja que representarão as demais ovelhinhas ou vestr-se de pastor (depende de qual personagem você dará ênfase na mensagem), e sempre que falar o nome do personagem do qual está fantasiado apontar para ele. Quando na história você falar o nome ovelha, ovelhas ou ovelhinhas, as crianças fantasiadas deverão imitar o animal – MÉEEEE!  Assim, você vai contando a história de forma divertida e lúdica. Quando for a vez de falar sobre o cuidado do pastor, você poderá apenas falar dele, e ao apresentar  Jesus como o bom pastor, as crianças fantasiadas levarão uma faixa com o nome JESUS escrito. Por fim, cante uma música sobre o bom pastor.


Pinterest.com



2. Gincana: passar um vídeo curto sobre a parábola do bom pastor ou contar a história de maneira bem animada. Utilizar algum recurso visual.  Em seguida, fazer perguntas para as crianças sobre a história. Depois, jogar uma bola com cara de ovelhinha para as crianças, quem pegar primeiro deverá responder a primeira pergunta. Para as próximas perguntas, quem estiver com a bola deverá jogar aleatoriamente, a criança que pegá-la responderá.


Elo7


3. História em forma de teatro: Enquanto se conta a parábola, crianças vestidas como ovelhas circulam pela igreja, guiadas por um pastor. Na parte que a ovelha se perde, uma criança passa em dieção à saída do templo, na direção oposta às outras, e se esconde. E, conforme o narrador vai contando, as cenas vão se desenrolando, até a parte em que o pastor resgata a ovelha e vai cuidar de suas feridas. Por fim, o narrador aparece para explicar a analogia das ovelhas com a igreja e do pastor com Jesus. Enquanto ele fala, duas crianças entram com uma faixa escrita JESUS e fica em frente ao púlpito (o narrador está em cima do púlpito). Então, ele continua fazendo a analogia dizendo que, assim como noventa e nove ovelhas continuaram seguindo o pastor e teve uma que se cansou da rotina preferindo sair do caminho para explorar coisas novas, assim acontece com os cristãos (ovelhas de Jesus), alguns permanecem fiéis, seguindo o caminho que Ele traçou pela sua Palavra, enquanto outros acreditam que seguindo seus próprios caminhos podem ser mais felizes. Mas o que essas pessoas não sabem é que sem Jesus a estrada fica muito mais difícil, pois, assim como os lobos espreitam as ovelhinhas, o nosso Inimigo espiritual está só esperando a gente fugir do pastor para nos atacar. Embora Jesus vá nos resgatar, podemos voltar muito feridos dessa aventura, e alguns machucados são tão profundos que, mesmo depois de cicatrizados, de vez em quando ainda dói. Assim como a ovelhinha caiu num abismo (desfiladeiro), quando saimos da presença de Jesus, também podemos cair em armadilhas: alguns se viciam em drogas, outros em bebidas alcóolicas, outros na prostituição e alguns perdem a alegria de tal forma que se tornam pessoas tão tristes que não conseguem se livrar desse sentimento.  Jesus explicou que não tem outro caminho que nos leve à felicidade, pois a alegria está em Deus, e Cristo é a ponte que nos leva até o Pai. Leia ou cite Jo 14.6. Faça o convite para quem quiser aceitar a Jesus como Salvador.






4. Trabalhando com faixas: O pastor da ovelha perdida
 A ênfase agora é no pastor, não na ovelha. Leia o Sl 23, depois apresente as características do pastor: ele não deixa faltar nada para suas ovelhas, leva-as para lugares seguros (águas tranquilas), provê alimento bom para ela (pastos verdejantes), e, assim, vá apresentando mais qualidades extraídas do texto. No final do salmo, frise sobre as palavras "bondade!"  e "misericórdia", dizendo-lhes que, além de todas as qualidades boas que observamos nesse pastor, suas ovelhas são seguidas por dois elementos: A bondade e a misericórdia de Deus. Diga-lhes que vai lhes apresentar essas duas damas que seguem as ovelhinhas de Jesus.  Chame uma criança com uma faixa escrita "bondade" e outra com uma faixa escrita "misericórdia"  (pode ser na testa ou transversal) e as deixe no púlpito atrás de você. Pergunte se alguém sabe o que significa essas palavras. Dê exemplos para que as crianças entendam o conceito das palavras, a fim de que não confundam bondade com irresponsabilidade. 
Pergunte-lhes: Se uma mãe tirar o filho da brincadeira e o fizer tomar banho, mesmo contra a sua vontade, dizendo-lhe que isso é necessário porque está na hora de se higienizar, e outra mãe fizer a mesma coisa, porém quando o filho insistir em não obedecê-la, ela deixar que ele faça o que quiser, na sua opinião, qual das duas mães estão agindo com bondade? (você pode apontar para alguma criança responder ou esperar alguem se manifestar, ou fazer uma pergunta retórica, isto é, que você mesmo responda). 
Faça-os compreender o papel da mãe, e porque ela precisa ser enérgica quando a criança não quer obedecê-la. Em seguida, mostre-lhes que há muitas coisas que a Bíblia condena porque Deus, o autor da Bíblia, sabe que aquilo nos fará mal. Assim como a brincadeira alegra a criança, a falta de banho o deixará doente. A mesma coisa são as coisas que Deus proibe. Por exemplo: Ele proibe a mentira, mesmo que seja de brincadeirinha, pois, embora no momento possa ser divertido, a prática tornará a pessoa  mentirosa, e, consequentemente, ninguém mais acreditará nela. 
Por isso, o ato de Deus nos dizer o que devemos ou não fazer, não é para tirar nossa liberdade, mas porque ele sabe o que é mehor para nós, e isso é papel da Sua Bondade (traga a criança com a faixa "bondade" para frente). Por outro lado, quando Deus nos proibe de fazer algo ou castiga nossa desobediência é a  Sua Misericórdia  que está  em ação (traga a criança com a faixa "MISERICÓRIDA").
Pergunte-lhes se sabem o que é misericórdia. Diga-lhes que misericóridia é o ato de Deus não nos tratar conforme merecemos.  Às vezes, somos tão teimosos com Deus que Ele chega a se irar. Você sabia que Deus se ira todos os dias? - Sl 7.11. Nós o irritamos muito, mas sabe por que ele não nos destrói? Por causa das suas misericórdias que se renovam a cada manhã - Lm 3.22.  Por isso que Bondade e Misericóridia estão andando sempre atrás de quem é de Jesus. Isso significa que elas servem para nos proteger, para evitar que o grande Lobo Mau, que é o diabo, nos afaste de Deus e nos deixe em perigo. Você sabe o que faz as pessoas se afastarem de Deus? (chame outra criança com a faixa escrita PECADO). Cite Is 59.1,2.  Pecar é errar o alvo, é fazer exatamente aquilo que Deus não gosta e deixar de fazer o que Ele nos ordena. Mas se lembrem: Jesus é o nosso bom pastor, ele faz tudo pela nossa felicidade, até deu a sua vida por nós. Faça o convite. Pegunte: Alguém quer que Jesus seja o seu bom pastor também? 




Espero que esses exemplos lhe sejam úteis, e se tiver outras ideias é só registrar nos comentários.
Que Deus use grandemente os ministros e ministras do ministério infantil.

No amor de Cristo,
Leila Castanha
2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário