sábado, 10 de dezembro de 2022

SÍMBOLOS RELIGIOSOS


     Conheça um pouco da história do taoismo e os significados de seus símbolos religiosos, de acordo com a crença de seus adeptos.


TAOISMO

Lao Tsé - fundador

     taoismo é um sistema de pensamento filosófico fundado na China pelo sábio Lao Tsé, que significa "velhos mestres", por volta do século VI a.C. O principal escrito desse sistema, feito pelo próprio Lao Tsé, seria a obra Tao Te Ching, que significa "Livro do Caminho e de sua Virtude".

     De acordo com as crenças do taoismo, todas as coisas da natureza simbolizam a ordem natural, desde as montanhas até as pedras, árvores, folhas, rios, entre outros elementos. Assim, seu princípio central é a "não ação", que não é caracterizada como uma passividade, mas sim como uma receptividade ativa para com a natureza.

     Para os taoistas, essa receptividade ativa significa a apreciação da natureza da vida e de como ela é, agindo de modo sempre complementar e harmônico com a mesma, ao invés de lutar contra a natureza da vida e das coisas para realização de desejos e vontades.


YING E YANG


     No taoismo, o mundo natural é definido pelas suas forças que são sempre complementares. O símbolo do Yin e do Yang ilustra essas forças que são opostas e ao mesmo tempo se completam. O emblema também simboliza as duas metades do Tao.

     Os dois lados opostos do emblema representam um alei natural de equilíbrio, de um ciclo de mudanças ou de movimento, que em sentido metafórico simboliza a força levando a fraqueza, a morte levando a vida e o masculino levando o feminino.

     No caso, o Yin é o lado escuro, noturno, feminino e maleável. O Yang é o lado luminoso, masculino, diurno e rígido. Um grande exemplo do Yin e do Yang na natureza seriam as paisagens naturais. Enquanto os vales representam o Yin, as montanhas representam o Yang.

     Os dois pontos ou círculos perfeitos e de cores distintas e opostas simbolizam a totalidade da natureza e são mutuamente dependentes, interligando e ao mesmo tempo separando ambas as partes.


TAO

     A palavra Tao, que significa "Caminho", ilustra tanto um princípio cronológico quanto pessoal, em que são descritas as origens do universo e da criação das forças naturais.

     O Tao é um conceito que apresenta um caminho místico em busca da simplicidade de vida e a vivência de acordo com o andamento das forças naturais. Para os chineses, o coração é a fonte dos cinco sentidos e é dele que são retiradas as ilusões dos sentidos.

     Viver de acordo com o Tao  implica na preocupação com a unidade, sendo orientado constantemente pelos caminhos que passam entre a existência terrena e a existência celestial.


JADE

    
    Para os taoistas, o jade representa a essência dos céus simbolizando a nobreza, a perfeição e a imortalidade. Acreditava-se na China Antiga que o jade era formado pelo esperma do dragão.


PINTURAS TAOISTAS

     Assim como tudo na natureza, a pintura taoista possui uma série de símbolos representados pelos mais diversos signos. Ilustrando paisagens naturais, os elementos terra, madeira, fogo, metal e água estão sempre presentes.
     A essência desses objetos se funde com a própria arte, uma vez que a argila significa a terra, a fuligem utilizada para as tintas e para o pigmento representa o fogo, enquanto a água está presenta na mistura dos materiais para a produção da pintura.

I CHING

     I Ching é o nome do "Livro das Mutações", assim chamado pelo símbolo que  incorpora os trigramas e hexagramas que representam as propriedades do Yin e Yang.  Muito usado na adivinhação, o I Ching mostra quando agir e quando simplesmente seguir com o ritmo da natureza.


(Enciclopédia dos símbolos. - 1 ed. - Barueri, SP: On Line, 2017. il.)



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário