sábado, 8 de agosto de 2015

VOCÊ SABIA?


DEUS, SEGUNDO A CRENÇA HINDU

imagem extraída de crença do hinduísmo/cultura- cultura mix

                           DEUS FOI UM PEIXE DOURADO

As encarnações de krishna são infinitas como as ondas do mar, dizem seus seguidores, e cada uma delas veio ao mundo com uma missão.

   Um ser metade homem, metade leão. Um anão. Um governante amado pelo povo. Um menino azul. São infinitas as encarnações de Krishna, segundo a Sociedade Internacional da Consciência Krishna, a Iskcon, a denominação oficial do movimento Hare Krishna. Hare significa “a energia de Deus” e Krishna é o nome de Deus em sânscrito e quer dizer “o Todo-Atrativo”. Para o movimento, Deus é um só, mas suas dimensões são várias.
   “Krisha é a suprema personalidade de Deus e manifesta-se ao longo do tempo e da história por meio de avatares, que são suas encarnações. Os avatares são infinitos como as ondas do mar porque o poder de Deus é ilimitado”, afirma Keshava Kashmiri, coordenador de um dos templos Hare Krishna em São Paulo.
   Para o adepto do Hare Krishna, muitos avatares vieram e outros ainda virão no futuro. Cada avatare em uma missão. Matsya avatare, por exemplo, é a encarnação de Deus na forma de um peixe dourado. Ele veio com a missão dupla de salvar de um dilúvio universal a humanidade e o conhecimento dos textos sagrados dos Vedas. Outra encarnação de Krishna é Buda, cujo propósito foi o de pregar a paz, a tolerância e a iluminação espiritual.
   De acordo com o antropólogo Silas Guerriero, da PUC  de São Paulo, “a ideia do avatare é  a intervenção de Deus no meio dos homens”. Avatare é aquele que desce do mundo não-material para o mundo material. O mestre Sri Caitanya Mahaprabhu, que viveu na Índia no século 15, teria sido a última encarnação de Krishna a aparecer na Terra, há 518 anos.E são os ensinamentos de sri Mahaprabhu que se tornaram a base do movimento Hare Krishna, que foi criado em 1966 por Bhaktivedanta Swami Prabhupada
 A visão hindu sobre Krishna difere um pouco da do movimento Hare Kishna. No Hinduísmo, Krishna é uma encarnação de Vishu, o deus mantenedor, e não o contrário,como quer o movimento Hare Krishna, que considera Krishna a fonte de todas as encarnações. Ainda para os hindus, Vishnu forma a sagrada trindade hindu, a chamada trimurti, ao lado de Brahma (o deus da criação) e Shiva (o deus da destruição e da recriação). Vishnu manifesta-se no mundo numa série de encarnações, como Rama, Krishna e Buda. Ele também pode aparecer na forma de animais como um javali ou uma tartaruga.

Por Lia Hama


(Revista das Religiões – o mundo da Fé, edição 01- Junho 2004).



Nenhum comentário:

Postar um comentário