HISTÓRIA DE DANIEL
TEXTO DE LEITURA: Sl 91.1
OBJETIVO: Mostrar que vale a pena confiar em Deus
MATERIAL: Um leão de pelúcia, cinco prendedores de roupa (para representar Daniel, os homens que o acusaram e o rei - se quiser desenhe carinha nos prendedores) e uma bacia (para ser a cova).
Comece perguntando se conhecem alguma história que fale de leões (dê um tempo para responderem), depois pergunte-lhes se sabiam que na Bíblia também tem histórias que falam de leões (talvez alguém aponte a história de Daniel). Pergunte se alguém já viu um leão bem de perto, e o que acharam do animal: se tiveram medo, se acharam bonito, grande, etc). Diga-lhes que na Bíblia tem uma história muito bonita onde havia um homem que foi jogado num buraco cheio de leões famintos para ser devorado por ele. Pergunte se alguém conhece essa história, e caso a maioria conheça dê vários nomes para que digam qual o verdadeiro (por exemplo: Quero ver se vocês conhecem mesmo: O nome do homem que foi jogado na cova dos leões era Samuel, Davi, Daniel ou Sansão?).
Caso a maioria conheça, diga-lhes que você gosta tanto dessa história que gostaria de contá-la de novo, mas de um jeito diferente: Fale que você trouxe um amigo para ajudá-lo a contá-la (se o bicho de pelúcia pertencer a seu filho, por exemplo, diga que trouxe um amigo do seu filho). Faça ar de mistério (guarde o bicho de pelúcia onde eles não possam ver - talvez do lado de fora da sala - se puder ter uma gravação no celular de rugido de leão, fica bem legal, e quando for apresentá-lo, ele rugirá para a sala).
Se a turma for pequena, vá de um em um, e deixe-os tocá-lo, enquanto você apresenta-os ao leão, elogiando alguma coisa neles (Por exemplo: Sr. Leão, esta linda morena é a Aninha; este menino esperto é o Lucas, esta garota de cabelos lindos, da cor de ouro, é a Marisa, etc). Após passar de um a um, pergunte-lhes se alguém tem um amiguinhos de pelúcia (deixe-os falar), e então atraia-os para a história.
Pegue a bacia e pergunte se alguém sabe o que é aquilo (dirão que é uma bacia), e então você pergunta ao leão: "Sr. Leão, isso é uma bacia?" (O leão dirá que não, maneando a cabeça, e rugindo - reproduza o rugido no celular, ou simplesmente imite a sua voz). Depois você lhe pergunta: "Então, diga-lhes o que é isso", e imitando o leão você dirá: "É a cova dos leões, da história de Daniel".
Pegue os prendedores e pergunte o que é aquilo, e após responderem você pergunta ao leão que os apresentará como sendo o rei, Daniel e os homens que o acusaram. Em seguida peça ao leão para entrar na cova (a bacia) porque você vai começar a história.
Conte a história, de um jeito atraente, e sempre os envolva nela, para que não percam a concentração. No final cante um corinho que fale sobre o assunto estudado (a história de Daniel, a confiança em Deus, etc),
EXEMPLO DE CORINHO:
FÉ MAIS FÉ, AMOR MAIS AMOR
Por Leila Castanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário