segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ensinando as verdades bíblicas através de contos e fábulas



OS TRÊS PORQUINHOS 


Tema:  A confiança em Deus nos deixa seguros
Texto para Leitura: Mt 7.24-26
Objetivo: Aproveitar o conhecimento prévio da criança nesses tipos de textos clássicos para levá-la a conhecer as parábolas bíblicas, de onde também podem  aprender  lições morais.
Material: Bíblia,  livro "os 3 porquinhos", e gravuras a respeito da fabula e da parábola bíblica.

Após ler o texto acima (Mt 7. 24-26), pergunte às crianças quem já ouviu a estória dos três porquinhos (provavelmente todas, ou quase todas). Diga-lhes que esta parábola de Jesus tem algumas semelhanças com essa fábula. Explique-lhes que tanto a fábula quanto a parábola são histórias inventadas que servem para nos ensinar alguma lição. Em seguida conte-lhes a fábula, mostrando as respectivas figuras.
Após contá-la pergunte quais são as semelhanças e as diferenças que eles notaram entre ambas as estórias (ajude-os a percebê-las dando-lhes dicas, como por exemplo: O que foi que os três porquinhos construíram? E na parábola que Jesus contou, o que os dois homens da estória construíram?  (Casas) – “olha aí, já vimos uma semelhança!”;  na fábula, os porquinhos escolheram o mesmo material para construir suas casinhas? (não, cada um fez de um material diferente); Quais foram os materiais que usaram? E as casas da parábola de Jesus  foram construídas no mesmo lugar? Qual a diferença entre a construção das casinhas dos 3 porquinhos, e das casas da parábola de Jesus? (Leve-os a entender que as duas casas da parábola foram construídas com o mesmo material, mas em lugares diferentes: um construiu sobre a areia (lugar sem segurança), e o outro, na rocha (lugar seguro), enquanto que na fábula, os materiais também eram diferentes: palha e madeira, (materiais sem segurança), e tijolo (material forte, seguro). Pergunte-lhes o que derrubou as casinhas dos porquinhos (o sopro do lobo), e o que derrubou a casa construída na areia (o sopro do vento).
Mostre-lhes que os porquinhos que perderam a casinha por não obedeceram a sua mãe, que os advertiu para fazerem bom uso do dinheiro, e na parábola Jesus comparou a casa na areia àquelas pessoas que ouvem o que ele ensina, mas não obedece, ou seja, às pessoas desobedientes.
Na fábula dos porquinhos aprendemos que a vida não é feita só de brincadeiras, precisamos também separar um tempinho para as coisas sérias, como estudar, por exemplo. Mostre-lhes que dois dos porquinhos não queriam perder tempo construindo suas casinhas, pois gostavam muito de brincar, e, por isso, resolveram fazê-las com materiais mais rápidos e práticos. Somente um deles preferiu fazê-la mais segura, embora fosse perder mais tempo para construí-la, mas a sua casinha resistiu ao sopro do lobo, e também salvou os seus irmãos. Explique-lhes que, embora seja muito bom brincar, jogar ou assistir TV, as crianças precisam entender que também é necessário separar um tempo para as coisas sérias como os estudos, e  ajudar os pais, e que, apesar de hoje parecer chato fazer certas obrigações, no futuro isso irá lhes servir muito, porque tudo o que aprendem hoje vai lhes deixar preparados para quando forem adultos, e precisarem arrumar um bom emprego, ou cursar uma boa faculdade.
Diga-lhes que na parábola que Jesus contou, aprendemos que para termos uma vida segura, sem medo de nada, devemos obedecer a Sua Palavra. Alguém sabe o que é a Palavra de Deus? (a Bíblia). Alguém sabe alguma coisa que a Bíblia ensina que devemos fazer? (deixe eles falarem: orar, obedecer os pais, perdoar, etc.). E o que ela ensina que não devemos fazer? (mentir, roubar, desobedecer os pais, pecar, etc.).
Muito bem! Quem faz tudo o que Jesus manda não precisa ter medo de nada,  pois a sua vida está bem protegida, assim como o porquinho que fez sua casinha de tijolo, e como o homem que construiu sua casa na rocha. Embora virão situações difíceis, o Senhor Jesus sempre nos protegerá. Agora vamos todos repetir o Salmo 125.1. 

(Após recitarem o salmo, cantar o corinho abaixo, ou outro que trate sobre o tema estudado).


MÚSICA: NÃO CONSTRUA SUA CASA NA AREIA





Após ou antes de contar a estória passar o vídeo abaixo:




Se preferir, dê desenhos para colorir, como esses dos exemplos abaixo :




Nenhum comentário:

Postar um comentário