domingo, 19 de abril de 2015

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - AULA 17

                            fundamentos da fé                                               



O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO

TEXTO-BASE – Gn 1.2

MENÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO A.T.- O Espírito Santo é mencionado 85 vezes no Antigo Testamento

ELOIM é a forma plural de Deus, ou seja, quando se trata de mais de uma pessoa da divindade. Exemplo: Gn 1.26; 3.22.
A TRINDADE NA CRIAÇÃO - O Pai e Jesus estavam na criação (Jo 1.1,14; 17.4,15; Jo 1.1,2; Jó 38.1, 4; Pv 8.27-31).   E o Espírito Santo também estava lá  (Gn 1.2; Sl 33.6; Jó 26.13; - Quem  é a Sabedoria – 1 Co 1.24;Cl 2.2,3).
FUNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO – É comunicar vida:
a) Ele deu vida ao Universo – Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 33.6 O Espírito Santo também  é chamado de sopro de Deus – Jó 26.13; 33.4); Rm 8.1,2;
b) Ressuscitou Jesus – Rm 8.11;
c) Dá vida espiritual ao povo de Deus – Sl 51. 10,11 – (Compare com Jo 14.16 e Ef 4.30); Jo 3.3,6 (a água é a Palavra de Deus – Veja Jo 15.3; Ef 5.26, Tt 3.5, 6).
O ESPÍRITO SANTO ANTES DO DILÚVIO Nos dias de Noé a Terra estava corrompida, de tal forma que os pensamentos do homem eram maus (Gn 6.5). Eles resistiam ao Espírito Santo, mas como Noé era justo (Gn 6.9) Deus deu mais 120 anos para que se arrependessem.
Observação: A paciência de Deus tem limite – Gn 15.16; Hb 3.7-19. O Espírito Santo desistiu daquela geração – Gn 6.3,6,7.

A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO APÓS O DILÚVIO
Em José- Gn 41. 14-16 (dotou-lhe de sabedoria – Gn 41.30,32).
Em Bezaleel- Para construir o tabernáculo no deserto dotou-lhe de sabedoria em toda a obra de arte, e também para ensinar (Ex 35.30-35).
Em Moisés- Um homem, a princípio, inseguro (Ex 2.9-12; 4.1-5, 10-13,14; depois da ação do Espírito em sua vida ficou destemido (Ex 14.9-14). Era cheio do Espírito Santo (Is 63.11)
Em  Josué – Nm 27.18.20; Dt 34.9.
Em Gideão –Jz 6.34
Em Saul – Israel pediu um rei, e mesmo não sendo esta a vontade de Deus ele concedeu. Para tanto, encheu ao novo rei (Saul) com o seu Espírito Santo. Mas ao desobedecê-lo, o Espírito se retirou dele (1 Sm 10.6, 9,10.

Em Davi – 1 Sm 16.13 – Retirou-se de Saul e passou para Davi (1 Sm 16.13,14).

CONCLUSÃO:  Apesar de a ação do Espírito Santo ser esporádica (rara), no Antigo Testamento, sua presença é perceptível, e sua ação era de suprema importância. Ele sempre trabalhou em conjunto com o Pai e o Filho naquilo que lhe convinha fazer como parte da Divina Trindade.



Por Leila Castanha




ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - AULA Nº 18

FUNDAMENTOS DA FÉ



RESUMO DE ALGUMAS AULAS ANTERIORES


Antigo e Novo Testamento: Trata-se do antigo e do novo concerto de Deus. O primeiro (Antigo) era para a nação israelita (Êxodo 19.3-6), e o último (o Novo) refere-se ao novo pacto de Deus, com todo aquele que crer em Jesus, como o Filho de Deus, e aceitar o seu sacrifício expiatório. No Antigo Testamento o concerto de Deus era estabelecido a partir do cumprindo das leis que Deus dava aos israelitas, de forma que se não as obedecesse minuciosamente seriam punidos. No novo Testamento, o contrato é entre Deus e todos os povos, e baseia-se em que creiam em seu Filho, e recebam o seu sacrifício como meio  de serem libertos do pecado e serem religados com Deus (Jo 1.11,12).

A IMPORTÂNCIA DO ANTIGO TESTAMENTO - O Antigo Testamento é sombra do que havia de vir no Novo Testamento. Ele aponta para Cristo e seu sacrifício perfeito (Lc 16.16; Gl 3.24-26; Hb 10.1).

Exemplo: A serpente de bronze no deserto apontava para Cristo, que seria pendurado no madeiro (na cruz).Assim como todo condenado que olhasse para a serpente era salvo da morte, todo aquele que olhar para Jesus, como a salvação enviada por Deus, será salvo da morte eterna (condenação) (Nm 21 e Cl 2.16).

No Novo Testamento o novo pacto de Deus passou a vigorar a partir do sacrifício de Jesus que, ao derramar o seu sangue, cada um que aceitar o seu sacrifício, terá, pela fé o sangue dele aspergido sobre si – 1 Co 6.10,11; Hb 10.4-10; 9.11,13,15; 1Jo 1. 7,9.


Fazem parte da trindade - A palavra trindade não se encontra na Bíblia, mas sua existência é subentendida nela. “Em termos mais simples de se entender, o termo “Trindade” refere-se a três pessoas distintas que agem em comum acordo”. Existem igrejas que se opõem ao Espírito Santo como pessoa, e dizem que ele é uma força ativa, e seu argumento é que não existe o nome trindade na Bíblia. Exemplo: o ovo, embora tenha três elementos distintos (casca, clara e gema), formam um único elemento (o ovo). 

Bíblico, anti-bíblico e extra-bíblico: Bíblico é todo o ensinamento que está na Bíblia, anti (contra), logo anti-bíblico é toda a doutrina (ensinamento) que não condiz com as da Bíblia, e extra-bíblico significa que não está explícito na Bíblia, mas não contradiz com seus ensinamentos.A palavra Trindade é extra-bíblica porque, embora esse nome não esteja explicitamente lá, sua existência é perceptível. Assim como o nome avô não se encontra na Bíblia, mas não se pode dizer que é anti-bíblico dizer que Abraão é avô de Jacó, por que a Bíblia diz que Abraão é pai Isaque, que é pai de Jacó,  logo, Abraão é avô de Jocó. 

O Espírito Santo estava na criação - Ele pairava sobre a face das águas (Gn 1.2); "Façamos o homem" (Façamos está no plural - havia mais de um na criação) - Gn 1.26).

A ação do Espírito Santo no A.T. e no N.T. -  O Espírito Santo se apossava da pessoa que Deus tinha uma obra a realizar por intermédio dela (Gn 41.30,32; Ex 35.30-35;Is 63.11; Nm 27.18.20; Dt 34.9; Jz 6.34). rejeitando Deus o homem para o ofício determinado, o Espírito Santo se retirava e entrava no novo candidato (1 Sm 16.13,14), Davi, ao pecar, teve medo que o Espírito Santo se retirasse dele, porque isso era sinal de que Deus o rejeitaria como rei (Sl 51.3,11). Hoje, ao aceitarmos Jesus, O Espírito Santo já passa a habitar em nós (1Co 12.13; . Ef 1.13,14; Rm 8.9; Jo 3.5).


Por Leila Castanha


(Aula ministrada na Igreja Apostólica de Jesus Cristo, o Salvador, em 14-10-2015)

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - Aula 19

O PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO (INTRODUÇÃO)


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Período Intertestamentário (422-5 a.C)- Entre o último livro do A. T. (Malaquias) e o primeiro do N.T. (Mateus) há um espaço de 400 anos em que Deus silenciou. Nesse período não houve nenhuma profecia da parte de Deus, por isso esse tempo foi chamado de “Período Negro”,onde o povo de Deus ficou como que no escuro.

Por que devemos estudar isso – Para entender alguns costumes e práticas dentre os judeus; como Deus usou as circunstancias para a propagação da vinda do Messias; e para compreender o agir do E. Santo no N.T. e a falta que ele fez naquele período.

O que houve nesse período -  Devido ao povo não dar ouvido a Deus, ele os entregou na mãos dos seus inimigos. Durante esse período, os judeus foram dominados pelos persas, pelos gregos, e pelos romanos.  E também durante o período do Império grego e romano surgiram dois grupos importantes, no NT:Os fariseus e os saduceus.

Os fariseus, e Saduceus: Os fariseus criam no Antigo Testamento inteiro, e embora Jesus concordasse com eles, ele os repreendia por causa de sua hipocrisia: não viviam o que pregavam (Mt 23.1-3). Os saduceus, era a religião dos ricos, rejeitavam o A.T., menos os livros mosaicos, e não criam na ressurreição. (MT 22.23).

Por que os judeus não aceitaram Jesus como o Messias: Por que, estavam sob o império romano, e criam que Cristo viria como um guerreiro e conquistaria a liberdade deles. No entanto, Jesus pregava que a terra pertencia aos mansos (Mt 5.5), ensinou que deviam aprender dele a ser manso e humilde (Mt 11.28), desfilou entre os judeus montado num jumento ao invés de cavalgar num belo cavalo (Mt 21.6-9), mandou seus discípulos pagar os impostos a seus dominadores (o império romano) (Mt 22.17-21), ao ser questionado sobre sua autoridade ele disse que seu reino não é daqui (Jo 18.36), etc. Um povo que viveu durante tantos séculos subjugado pelo império persa, depois pelo império grego, depois pelo império romano, não aceitou que o seu libertador aceitasse, pacificamente, continuar respeitando seus subjugadores.

Influência do Império Persa – O aramaico era a língua dos persas (parte dos livros de Daniel, Esdras e Neemias foram escritos nessa língua).

Jesus também falava em aramaico, assim como parte da sociedade de sua época (aba Pai – aba era um termo aramaico (papai) – Mc 14. 36; Rm 8. 15; Gl 4. 6; Talita cume é outra frase na língua aramaica que significa  “menina, a ti te digo, levanta-te” – Mc 5. 41.

Influência do grego (helenização) – A helenização é a introdução das ideias, filosofias e costumes gregos em outras nações. Há frases na Bíblia que foram influenciadas a partir da dominação grega sobre o povo judeu. Dentre elas destaca-se a frase dita por Pedro: “Mais importa obedecer a Deus que aos homens”, frase esta pronunciada, anteriormente, por Sócrates em seu interrogatório, o qual  respondeu a seus acusadores: “Mais importa obedecer a Deus do que a vós”. Jesus também usou o alfabeto grego para se fazer entendido por João, ao dizer-lhe: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim” (alfa e ômega são, respectivamente, a primeira e última letras do alfabeto grego, que correspondem ao A e Z do nosso alfabeto).

O dominador influencia o dominado, implantando sua cultura: É por isso que não o apóstolo Paulo disse, em Rm 12.1: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento". Conformar, aqui, significa "Tomar a forma de". Quando deixamos o Mundo entrar na Igreja, quanto mais ele domina mais vamos pegando a forma do dominador. Por isso, a Igreja deve pregar o Evangelho para que o Mundo seja dominado pela Palavra de Deus, e se conforme ao modelo cristão. O dominado termina por perder sua cultura quando a cultura do dominador é implantada. Cuidado! não podemos nos conformar  com este mundo (pegar a forma dele), .mas devemos ser transformados (mudados), segundo a renovação do vosso entendimento, ou seja,   conforme vamos adquirindo entendimento das coisas de Deus, devemos ser transformados (mudados).



Por Leila Castanha