quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

TRABALHANDO OS VALORES

 

SER HUMILDE É TER EMPATIA 

https://educamarket.com.br

TEMA: HUMILDADE

TÍTULO: SER HUMILDE É TER EMPATIA

TEXTO BÍBLICO: Fp 2.3


   A primeira coisa que temos que entender é que humildade nada tem a ver com depreciar-se, com não reconhecer o nosso valor. Segundo o texto bíblico acima, ser humilde é considerar os outros superior a nós mesmos, isto é, não olhar para o próprio umbigo, como se fôssemos o centro do mundo.

   Ser humilde é ter capacidade de se colocar no lugar do outro, a fim de refletir sobre como o outro se sente a respeito de nossas atitudes e falas. Por exemplo: às vezes um garoto faz determinada brincadeira com outro e, quando este reclama dizendo que não está gostando, o primeiro continua. Ao ser repreendido por outra pessoa, o que fez a brincadeira responde:  "Não fiz nada demais! Se fosse comigo eu não ligaria".  Talvez, sem perceber, o referido garoto mais uma vez estava pensando em si mesmo, afinal, se a brincadeira foi com o outro, ele não poderia se dar como parâmetro, mas o outro é que tem que gostar ou não.

   Deus nunca se engana. Podemos enganar a todos, menos a Ele. Muitas vezes praticamos alguma boa ação, no entanto, por trás do nosso ato de bondade existe segundas intenções, por exemplo: se alguém limpa a casa com a intenção de ser premiado pela mãe, isso não é bondade, mas interesse; se ajudo alguém porque sei que essa pessoa poderá me dar algo em troca, isso também não é bondade. Do mesmo modo, se estudo, não para adquirir o conhecimento, mas para ser popular entre os colegas, isso também não é uma atitude legível, e, muito menos humilde.

   Nos dois primeiros exemplos, apesar de, supostamente, a atitude de ajudar ser uma coisa boa, as ações foram centradas no meu próprio bem estar. No último exemplo, a boa atitude foi dirigida a mim mesma, no entanto, o propósito estava errado. O problema em todos os casos foi a atitude sem amor. Isso gera o egocentrismo, e uma pessoa humilde não é egocêntrica porque a humildade é avessa ao ato de se aparecer. O humilde reconhece que precisa do outro, e, por isso, ajuda com prazer. Ele reconhece que também tem fraquezas e deficiências, por isso apoio o mais fraco, sem esperar nada em troca. Ele entende que sempre tem alguém mais inteligente do que ele, de modo que não pretende ocupar os holofotes, mas está apto a aprender com o outro.

   Resumindo, se penso só em mim, e faço tudo visando apenas o meu bem, não sou humilde. A prova disso é que me falta empatia, isto é, não me coloco no lugar do outro, mas me considero superior. Se você é uma pessoa que não pensa no outro, mas procura tirar vantagem de tudo o que faz ou de todos a sua volta, aprenda com Jesus: em Mt 11.29, vemos o seu ensinamento, o qual diz:

"Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e HUMILDE de coração, e encontrareis descanso para vossas almas".

   Só descansa em Deus, ou seja, só vive em paz quem é humilde, pois o maior mandamento de Jesus é o AMOR (leia Jo 15.12).


Leila Castanha

2024