quinta-feira, 10 de setembro de 2015

USANDO OBJETOS DO DIA A DIA PARA ENSINAR A BÍBLIA



COFRINHO

TEMA: A melhor oferta para Deus
TEXTO DE LEITURA: Lc 21.1-4
OBJETIVO: Mostrar que o egoísmo é prova de falta de amor ao próximo e a Deus.
MATERIAL: Um cofrinho de moedas (se quiser, poderá levar latas com pedras para simular cofrinhos com moedas para acompanhar a música),

Chame a atenção deles dizendo que você trouxe algo muito legal para mostrar. Tire o cofrinho de moedas de sua bolsa e lhes apresente. Pergunte se eles sabem o que é aquilo e se já tiverem um daquele, ou se conseguiram juntar muito dinheiro ou não, etc. Após envolvê-los na conversa, diga-lhes que aquele cofrinho te fez lembrar de uma história da Bíblia sobre uns ricos que deram oferta numa igreja onde Jesus estava e uma mulher muito pobre, que só deu duas moedinhas. Jesus disse aos seus discípulos que a viúva agradou mais a Deus do que os ricos, porque estes deram só o que não precisavam mais, enquanto a mulher deu tudo o que tinha.
Após contar a história da viúva pobre explique que Jesus elogiou a mulher e não os ricos, porque eles eram egoístas e não se importavam em ajudar o próximo, mas ela, mesmo tendo pouco, quis dar o que podia.
Peça para que eles fechem os olhos e pensem em todos os brinquedos que possuem em suas casas, depois lhes diga para escolher apenas dois: um para doar para um coleguinha muito pobre, e outro para ele mesmo. Diga-lhes para não se esquecerem dos dois brinquedos que escolheram, e, em seguida, peça que abram os olhos e pergunte por que escolheram o brinquedo para o menino pobre e por que escolheram aquele outro para si mesmo.
Leia para/com eles Jo 13.34 e pergunte se amaram o outro menino como a eles mesmos.
Explique-lhes que a Bíblia ensina que devemos amar o próximo como a nós mesmos, e se escolheram o pior brinquedo ou aquele que não gostam, não foi um ato de amor, mas de egoísmo. Faça-os refletir que agiram como os homens ricos, que tinham muito, mas escolheram o resto para dar, aquilo que sobrava, ou que achavam que não sentiriam falta.
Explique-lhes que, como ainda são crianças não podem dar nada sem o consentimento dos pais, mas se tiverem autorização deles, devem lembrar-se que não é correto dar só o que não presta, ou o que não gostam.
Diga-lhes que, para Deus, é a mesma coisa: Ele quer que deem o melhor que temos para Ele. Por exemplo: se sabem cantar, devem louvar a Ele de coração, e ensaiar para cantar bonito, seja sozinho ou em um grupo; se já aprenderam a ler, não devem esperar só ouvir de Jesus na Escola Dominical ou nos cultos, mas devem ler a Bíblia em casa também. Embora não possam fazer evangelização nas ruas, sozinhos, podem falar de Jesus para algum coleguinha na escola, em casa etc, ou convidá-lo para ir à igreja. Também podem ajudar os pais em casa, pois Jesus disse que devem honrá-los (isso também é fazer a vontade dele).
Diga-lhes, que nossas ações são como moedinhas que colocamos no cofrinho para Deus: o que podemos dar para ele devemos lhe dar, mesmo que sejam pequenas atitudes, porque ele se agrada.
Peça para cada um escrever, em um pedaço de papel, uma boa ação que podem fazer para Deus, e depois dobrar a folha e colocar dentro do seu cofrinho. Peça-lhes para orarem sobre o que escreveram e os alerte para não se esquecerem e se esforçarem para cumprir aquela ação durante a semana.

Encerre com um corinho, como, por exemplo, o da viuvinha, no vídeo abaixo:


A OFERTINHA DA VIUVINHA


OPÇÕES:  O PROFESSOR PODE LEVAR  LATAS COM ALGUMAS PEDRAS, COM O NOME  "COFRINHO" E PEDIR AOS ALUNOS QUE CANTEM O CORO DESSA MÚSICA BALANÇANDO A LATA. ELES VÃO AMAR!


Por Leila Castanha

USANDO OBJETOS DO DIA A DIA PARA ENSINAR A BÍBLIA

 

O GUARDA-CHUVA





Tema: PODEMOS CONTAR SEMPRE COM JESUS
Texto para leitura: Mateus 28.2
Material: Um guarda-chuva
Objetivo: Incutir na mente do aluno que Jesus está pronto para ajudá-lo em tudo.

Entre na sala com o guarda-chuva aberto, para atrair a curiosidade deles. Depois lhes pergunte para que serve esse objeto. Ao responderem conte a seguinte história:

“Márcia estava com pressa porque estava atrasada para ir à escola, e  só tinha 5 minutos para entrar, antes  do portão ser fechado. No caminho começou a chover, e ela correu o mais rápido possível para não se molhar muito. Ao chegar na sala de aula, colocou a mão dentro da mochila para pegar o estojo e o que ela encontrou...? O guarda-chuva. Márcia não acreditou no que via, pois veio se molhando pelo caminho, sendo que estava com o guarda-chuva o tempo todo.”

Assim como Márcia se esqueceu do guarda-chuva na hora que mais precisou dele, nós também fazemos isso com Jesus. Lembra-se que lemos em Mt 28.2 que Jesus prometeu estar conosco todos os dias? No entanto, quando temos medo de alguma coisa, ao invés de ficarmos apavorados precisamos nos lembrar de contar com a ajuda dele. Em outra ocasião ele prometeu que se acreditarmos nele, podemos pedir qualquer coisa que precisarmos que ele nos daria. Vamos ler o que ele disse?  (Mt 7.7). Se temos medo de alguma coisa podemos pedir que ele nos ajude e, com certeza, ele atenderá o nosso pedido. 

Peça aos alunos para cada um escrever os seus medos em um papel (se algum se recusar a fazê-lo não force). Leia só para você (peça sabedoria a Deus, pois pode haver confissões de abuso ou crimes), em seguida devolva o papel para os respectivos donos e peça para rasgá-los e jogar no lixo, e  junto com eles ore sobre os seus medo. Depois, leia para eles o Salmo 37.5: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará".

 Encerre a aula com um corinho sobre confiança, como o corinho abaixo:


DEUS É BOM PRA MIM


Por Leila castanha

OBSERVAÇÃO: Este texto e a dissertação da aula é de minha autoria, inspirei-me na ideia extraída do site  www.idagospel.com).