CONTE PARA NÓS AQUELA SUA EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO NA SUA CLASSE, OU EM SUA ESCOLA, E NOS ENVIE A SUA IDEIA PARA QUE OUTROS PROFESSORES E SUPERINTENDENTES POSSAM COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA TAMBÉM.
Não se esqueça de colocar a sua cidade, para termos uma dimensão de onde o trabalho de escola bíblica está sendo realizado.
LEIA OS COMENTÁRIOS, POIS NELES TAMBÉM SE ENCONTRAM IDEIAS COMPARTILHADAS PELOS LEITORES.
OBSERVAÇÃO: Após ler as ideias enumeradas aqui, não deixe de ler as observações sobre elas, no final da página.
6. ELABORAÇÃO DE TRABALHOS PARA EXPOSIÇÃO
Atenção: nunca use a arte ou brincadeiras como desculpa para não dar aula, ou para matar o tempo (os trabalhos são complementos da aula para melhor assimilação dela).
Observação: Esse cartaz da foto foi elaborado por duas adolescentes, como trabalho para o dia da Bíblia. Esse cartaz, com outros dois vencedores, ficaram exposto no púlpito, no dia da Bíblia, e foram levados na passeata.
7. CANTAR MÚSICAS COM COREOGRAFIAS ANIMADAS
Após alguns minutos quietos (de preferência, não mais do que 20), é recompensador para as crianças saberem que haverá um momento onde poderão usar suas energias para pular, gesticular etc. Para tanto, aposte em músicas animadas com gestos que chamem a atenção da turma. No entanto, não esqueça de deixar os tímidos à vontade, para entrarem na roda somente quando estiverem se sentindo seguros, enquanto isso vá animando-os a entrar, sem forçá-los.
Canto com a turma de sala mista (5 a 11 anos) uma música cristã indígena, e, enquanto cantamos imitamos os índios, e também cantamos uma canção em libras. Eles amam!
As músicas citadas acima podem ser encontradas neste blog na opção MÚSICAS INFANTIS (o primeiro vídeo) https://bemvindoaebd.blogspot.com/search/label/M%C3%BAsicas%20infantis ou no youtube https://www.youtube.com/watch?v=dKhK2HF73Xk,
8. CONTAR HISTÓRIAS BÍBLICAS COM CARDS (CARTÕES COM DESENHOS)
9. PONTUAÇÕES NA LOUSA
Crianças maiores são bem competitivas, e se isso for bem trabalhado dará muito bom fruto. Estipule a quantidade máxima de pontos, por exemplo, 10 pontos, e reinicie o desafio. Assim, a cada resposta certa se coloca um ponto para a criança que respondeu corretamente. Ao final, conta-se a quantidade de pontos de cada criança ou grupo (se a turma for grande) e quem pontuou mais é o vencedor. Pode dar prêmios ou não, conforme o combinado (deixe as regras claras para as crianças). Veja a faixa etária própria para esse tipo de atividade, pois nem toda idade é condizente para esse trabalho - clique o link a seguir para ver em qual faixa etária você pode realizar esse trabalho: Características dos grupos de idade
10. USAR OBJETOS DO DIA A DIA
Utilizar qualquer objeto comum para contar as histórias bíblicas. Por exemplo: você pode utilizar prendedores para representar pessoas, uma bacia pequena para representar a cova dos leões, etc. Clique no link a abaixo
que você será direcionado para uma página neste blog onde te dará algumas ideias para trabalhar com objetos do dia a dia.
http://bemvindoaebd.blogspot.com/2017/01/indice-de-aulas-para-criancas-usando.htm
11. CONTOS DE FADA E FÁBULAS COMO INTRODUÇÃO DA MORAL BÍBLICA Para sermos melhor entendidos, devemos partir do que a criança conhece para depois apresentá-la o que ela desconhece. Os contos de fada e lendas são histórias que desde a tenra idade a criança ouve. Isso a ajudará na assimilação dos conteúdos bíblicos, uma vez que eles trazem lições a serem aprendidas (uma moral). Por exemplo: contar a fábula da cigarra e a formiga para trabalhar o texto de provérbios, o qual trata a respeito do preguiço. Mais ideias no link abaixo:http://bemvindoaebd.blogspot.com/2017/01/indice-de-aulas-para-criancas-usando.html
12. CARTINHA DE DESPEDIDA
QUERIDA NICOLE,
Nem acredito que o tempo passou tão rápido, e hoje você está saindo da nossa classe. Uau! Como o tempo voou!
Agora vamos nos despedir, mas queremos que você saiba que está nos nossos corações, e jamais nos esqueceremos de você.
Continue vindo a EBD e ajude a sua nova professora, orando por ela, mas não se esqueça de orar por nós também , tá?
Com amor.
Professora Leila e Classe Amiguinhos de Jesus (Peça às crianças para assinarem como no exemplo abaixo).
13. CONVITE PELO FACEBOOK OU WHAT'S UP
Esse tipo de convite dá muito certo mesmo. Talvez é a forma mais rápida e mais próxima de se convidar muitas pessoas ao mesmo tempo. No espaço destinado à mensagem do face, podemos convidar as pessoas de forma que só elas possam ver, assim como no what's pessoal da pessoa (não nos grupos). Por conta disso podemos apontar alguns motivos que a levem a compreender a necessidade de ir a EBD. Segue modelo de cartinha de convite:
Prezado irmão Fulano. Não poderia deixar de convidá-lo para se reunir conosco no próximo domingo as 9:00 na EBD da nossa igreja. Precisamos conhecer bem o nosso livro mestre, a Bíblia Sagrada, e também devemos ser ganhadores de almas, motivos estes que a sua participação se faz necessário nesse trabalho tão importante para todo o cristão. O papel da Igreja é trazer os perdidos a Cristo, e, enquanto são novos convertidos, essas pessoas precisam receber o alimento da Palavra de Deus. Talvez você argumente que não é um professor, mas, segundo a Palavra de Deus, todos nós fomos designados pelo nosso Mestre a pregar o Evangelho e auxiliar os novos irmãos de fé (Mt 18.19,20). Assim sendo, conto com a sua presença, pois certo é que teus passos serão seguidos por outros. Caminhemos, pois, na direção da ordenança de Cristo.
14. CONTAR HISTÓRIAS COM A AJUDA DE UM CARTUNISTA/DESENHISTA
Enquanto o professor conta a história, outra pessoa vai desenhando e mostrando às crianças. As crianças se divertem! (Neide Castanha -SP)
15. MÚSICAS PEDAGÓGICAS SECULARES
Músicas que tratam de lições morais ou família, natureza, amizade etc. Elas podem serem cantadas como introdução a um texto bíblico ou no final da explanação da lição. O importante é que a temática da música "converse" com o tema bíblico que você trará para elas. Por exemplo: a música "atirei o pau no gato", pode ser introduzida para enfatizar a violência como algo errado e anticristão, e uma boa sugestão é ensinar a versão cantada pela cantora Mara Lima - "não atirei o pau no gato". Segue link:
Música "não atirei o pau no gato"
18. INTRODUZIR O TEMA BÍBLICO COM UMA LITERATURA INFANTIL SECULAR CONHECIDA DAS CRIANÇAS:
Nº 4: RODÍZIO DE EBDS: Dá muito certo quando bem planejado. No entanto, o professor deve ser muito organizado, e manter um controle de frequência de sua sala para quando a turma de outra EBD vier visitar não haver defasagem de alunos e corpo docente local. Por isso, é importante que esse trabalho seja efetuado juntamente com o superintendente para que vejam o melhor dia para o convite. Se a aula for ministrada pelo professor visitante, o professor deverá buscar, previamente, o aval do superintendente que, por sua vez, deverá ter o consentimento do pastor da igreja.
Nº 6: ELABORAR TRABALHOS PARA EXPÔR: Cuidado para não prometer prêmio ou pontuação e não cumprir com a palavra. Os adolescentes e crianças maiores são bem observadoras, e ficam atentas se os adultos cumprem as suas promessas. Também seja sábio no julgamento dos trabalhos, lembre-se que nem todos tem habilidade com trabalhos artísticos. Costumo pontuar ou premiar esses trabalhos visando mais a criatividade, a inovação, e o capricho (limpeza, contornos sem borrões, etc). O mais bonito, nem sempre é o mais criativo ou mais interessante. Não seja injusto em seu julgamento, e não se esqueça que trabalho tem esse nome porque dá trabalho fazê-lo, então considere quem se dispôr a fazer. Na dúvida, deixe a decisão para os alunos (prefiro o voto secreto). Uma brincadeira dessa feita sem sabedoria pode magoar, e ao invés de incentivar desestimula o aluno. O lado bom é que sua aula ficará sempre com novidades e os alunos poderão interagir uns com os outros (se for em dupla ou trio), e também estimulará a criatividade deles, além de reforçar o que aprenderem na aula teórica.
Nº 8: CONTAR HISTÓRIA BÍBLICA COM CARDS: Prestar atenção para que, na ânsia de acharem a figura primeiro, as crianças não se empurrem ou se acotovelem para não gerar acidentes. Em classe mistas (várias idades juntas), chamar a atenção dos maiores para não machucarem os menores, e para lhes dar oportunidade de acharem também, incentivando assim a participação mútua e o respeito pelos mais fracos. Essa dinâmica é interessante para se estimular o companheirismo e compartilhamento. Inclusive, esse pode ser o objetivo do trabalho, em uma aula cujas lições trabalhem esse tema. Nesse caso, pode-se colocar uma criança maior com uma menor, a fim de auxiliá-la.
Nº 9: PONTUAÇÕES NA LOUSA: Essa dinâmica é muito interessante porque faz com que o aluno exponha os seus conhecimentos adquiridos ao longo da aula ou das aulas. Também é uma ótima forma de ensinar ao aluno que ele deve saber ganhar e perder, e a ficar feliz pela vitória de outras pessoas também. No entanto, se não for bem orientado pelo professor, haverá choro, brigas e até xingamentos entre eles, até mesmo inimizades. Logo, o professor deve levar brincadeiras e dinâmicas ciente de que tudo o que se trata de criança é pedagógico, isto é, precisa ser ensinado. O lado positivo dessa dinâmica é a oportunidade de ensinar às crianças a se alegrarem com a vitória alheia e também a aprenderem que na vida as pessoas nem sempre ganham, mas que perder também faz parte. Por outro lado, se a ideia é ensinar a compartilhar os conhecimentos, os alunos deverão estar a par dos objetivos, inclusive, a dinâmica pode ser entre grupos, e os componentes de cada grupo podem se ajudar para responderem às questões. Acho interessante fazer esse tipo de trabalho sem premiações também só para se divertirem aprendendo (os alunos conseguem compreender os objetivos, se bem explicados).
Nº 10: USANDO OBJETO DO DIA A DIA: Essa ideia é excepcional, principalmente para igrejas que não possuem recursos financeiros para investir na escola bíblica infantil. Qualquer objeto pode ser material para a visualização da criança. Antes de contar as histórias, verifique se todos os objetos estão presentes e pense em quanto tempo a criança conseguirá prestar atenção sem se distrair. Cuidado para não deixar os objetos servirem de distração ao invés de apoio. Alguma criança poderá querer tocar ou segurar o objeto que você levou para trabalhar, principalmente se forem muito pequenas. Pense em tudo antes de levar a história e seus suportes pedagógicos.
Nº 11. CONTOS DE FADA/FÁBULAS: é muito importante levar a criança a aprender a partir do que ela já conhece, e grande parte das crianças conhecem as estórias infantil dos contos e fábulas. Como esses gêneros são narrações que possuem moral (lições a serem aprendidas) pode ser muito útil se for bem utilizado como alegoria para apresentar os textos bíblicos e suas lições (moral). O lado negativo dessa metodologia é o fato de algumas igrejas terem "demonizado" as literaturas seculares, taxando-as como profanas. Algumas crianças filhas de crentes ortodoxos poderão estranhar essas literaturas numa aula de escola dominical. O lado positivo é exatamente o mesmo. Devemos entender nosso chamado como parte da educação da igreja, levando aos seus membros o conhecimento que eles ainda não possuem ou ainda não foi compreendido por eles. A educação transforma, porque leva os seus envolvidos a refletir, a raciocinar. Você deve fazer as crianças (e os adultos) que se opuserem a entender que a literatura infantil secular é só um texto e que nós, leitores, é que lhes damos vida, levando-as para o caminho que bem quisermos. O lado positivo também é porque as crianças tem contato com esses textos na escola e podemos lhes mostrar que se os lerem da maneira correta isso poderá ser benéfico a sua vida. Cuidado para não sair do objetivo da aula, se seu interesse é falar sobre "bruxas", "fadas" etc. em contraposição à Palavra de Deus, esse pode ser o tema abordado, no entanto, se a proposta é só fazer analogia entre os personagens da literatura e a Bíblia, não entre nesses pormenores (se alguma criança perguntar, e você achar conveniente, fale por cima, senão, diga-lhes que tratará disso em outra aula). É um ótimo método para ensinar à criança que, embora a Bíblia seja nosso livro chave, podemos fazer uso de outras literaturas para a melhor compreensão das coisas de Deus, assim como Jesus usou as parábolas.
Nº 12. CARTINHA DE DESPEDIDA: Esse tipo de trabalho pode ser executado também com adolescentes e jovens, no entanto, de outra maneira. Pode-se enviar mensagens pelo facebook ou pelo whatsapp, Evite falar no diminutivo, como "um beijinho" ou "meu coração tá apertadinho", porque, principalmente adolescentes, não gostam de ser tratados como crianças. Seja suscinto e claro nas palavras. E lembre-se: Todas as pessoas gostam de serem lembradas, e que façam questão delas, e esse tipo de despedida dificilmente será esquecido. Ao invés de dar uma carta de despedida ou uma mensagem virtual, pode-se, também, dar uma lembrança bacana em nome da classe. Observação: Para ser uma lembrança interessante, não precisa ser caro, mas há muitas lembranças úteis e de bom gosto por um bom preço, basta pesquisar.
Nº 13: CONVITE PELO FACEBOOK OU WHATSAPP: É importante que você seja verdadeiro em suas palavras, para tanto, se faz necessário conhecer bem os teus alunos. De vez em quando escreva uma palavra de ânimos para eles, certifique-os de que está orando por eles (se estiver, é claro), procure saber sobre o desfecho de um determinado livro que, porventura, você tenha conhecimento que algum deles esteja lendo, e sempre que preciso, convide-os ou reconvinde-os a frequentarem a EBD. Nunca desista. A perseverança é a chave dos vitoriosos! Uma outra boa arma para se convidar para a EBD é o Whatsapp, pois quem não gosta de escrever pode enviar a mensagem em áudio. É rápido e prático! E dá muito bom resultado. Mas não se esqueça: A primeira impressão é a que fica. Esteja sempre preparado com uma excelente aula, contendo conhecimento e a unção do Espírito Santo. O lado positivo dessa ideia é que esse tipo de comunicação aproxima mais o aluno do professor, e é um exemplo prático de discipulado, pois o professor é um líder, e este não se define pela teoria, mas pelo exemplo prático.
Nº 14: CONTAR HISTÓRIA COM A AJUDA DE UM CARTUNISTA / DESENHISTA: O cartunista/desenhista pode saber da história, antecipadamente, ou não. O importante é que seja rápido para desenhar para as figuras não ficarem sem sentido. Quanto mais engraçados forem os desenhos mais as crianças se divertirão. O fator surpresa é o mais legal nesta ideia. O lado positivo dessa dinâmica é fazer a aula ficar mais descontraída. As crianças poderão aprender e se divertir ao mesmo tempo. Cuidado para elas não ficarem fazendo comentários sobre os desenhos (principalmente se saírem engraçados) e perderem o foco da aula. Deixe elas rirem, mas não perca o controle da aula, para não perder o objetivo.
Nº 15: MÚSICAS PEDAGÓGICAS SECULARES: Cuidado com as músicas que você levará para ensinar às crianças da EBD. Verifique bem o teor da mensagem, se não fere os ensinamentos da Palavra de Deus. Algumas crianças poderão estranhar e dizer que isso “não é música de Deus”, então você poderá aproveitar a oportunidade e fazê-las pensar o que faz uma música ser ou não ser de Deus. Por exemplo: cantamos “Parabéns pra você”, mas nessa música não diz nada diretamente sobre Deus, então por que não é pecado? Deixe-os responderem e explique de forma clara e simples que o que faz uma música ser de Deus não é conter o nome dele, mas ter assuntos que não desrespeite o que Ele determina em sua Palavra. Um dos lados positivos dessa didática de aula é que seu aluno conhece as músicas e poderá participar mais. Também fará eles refletirem o que é música "de Deus" e o que não é. Se não souber trabalhar bem, o lado negativo é que a criança poderá achar que pode cantar qualquer tipo de música na igreja (deve ser deixado claro que essas músicas são apenas para fazer ponte no ensinamento da Bíblia, não para cantar no culto, por exemplo). Só trabalhe essa didática se tiver certeza que saberá conduzir a aula para edificar a turma.
Nº 16: FOTO PARA ENSINAR SOBRE A ONISCIÊNCIA DE DEUS: Cuidado para não ignorar quando alguma criança acertar, parabenize-a e continue a brincadeira. A criança gosta de ser elogiada, porém, se forem maiores, poderão querer criticar ou humilhar os que errarem, até mesmo dando nomes de "burro" etc. O lado positivo é que com a prática de atitudes certas ou erradas, o professor ganha campo para ensinar a boa conduta e mostrar-lhes qual deve ser o comportamento de uma criança cristã a luz da Palavra de Deus. Também ajudará a turma a compreenderem a onisciência de Deus, por exemplo, na foto dos cabelos de alguém, o professor poderá dizer que Deus sabe, não só a quem pertence aqueles cabelos, mas quantos fios ele têm. Bem trabalhado é muito eficaz esse método.
Nº 17. BLOCOS DE MONTAR PARA TRABALHAR O TEMA DA CRIAÇÃO: Se a turma for de crianças muito pequenas, tenha cuidado para não exigir demais. Ajude-as com dicas e até mesmo na construção do que elas quiserem construir. Se forem maiores (a partir de 5 anos), deixe-as a vontade para pensar e escolher o que querem montar. Toda atenção para não limitar a imaginação delas, especificando o que devem ou não fazer. Isso poderá frustrar algum pequenino por não se sentir capaz de montar o que lhe foi solicitado. Tudo deve ser feito de modo divertido e leve. O aspecto positivo dessa atividade é a ludicidade, pois a criança aprende brincando, e algumas delas são cinestésicas (aprendem ao fazer), e ainda há a opção de o professor incentivar o compartilhamento. Nesse caso, o professor poderá levar a criança a compreender que, assim como Deus compartilhou sua criação com a Trindade, eles também precisam aprender a compartilhar.
Nº 18. INTRODUZIR O TEMA BÍBLICO COM UMA LITERATURA INFANTIL SECULAR CONHECIDA DAS CRIANÇAS:
Atenção! Antes de passar qualquer assunto para as crianças, primeiro leia para se certificar que o conteúdo é apropriado para a idade e os ensinamentos por trás das histórias não se chocam contra os preceitos bíblicos. Ore antes de tratar sobre esses temas, pois há muitos pequeninos feridos com duras realidades impostas pela vida. Você pode ser um agente de cura nas mãos de Deus. Só não dará certo esse modelo de trabalho se a igreja for retrógrada a respeito das literaturas seculares, no entanto, se for uma denominação aberta a interdisciplinaridade e aos temas transversais (valores e tudo o que envolve a vida humana), será recompensador fazer a introdução dessas obras para a reflexão da criança. Embora haja temas bíblicos nas histórias dos autores de MSP, é interessante ensinar nossas crianças que a Bíblia é o livro chave para o cristão, porém, outras literaturas podem ser consumidas para auxiliar sua compreensão sobre a vida e nosso papel no mundo.
Nº 19. TRABALHO COM MASSINHA DE MODELAR
Esse tipo de auxílio para a compreensão da lição é bem legal porque as crianças gostam de mexer com massinha. O cuidado deve ser centrado em não deixar as crianças fazerem qualquer modelagem fora do que foi aprendido. É comum haver crianças que vão pedir para fazer outras coisas, por exemplo, ao invés de criar formas sobre o tema da Santa Ceia (pão e vinho), algumas podem preferir modelar frutinhas. O professor deverá se atentar a isso, para não sair da proposta do trabalho. Também ser justo na divisão das massinhas, se houver pouca, primeiro instruir as crianças a dividirem. Aliás, é um ótimo momento para ensinar o compartilhamento. Essa dinâmica é muito legal porque as crianças são bem criativas. O lado negativo que deve ser observado a fim de ser evitado é a competição de quem fez o trabalho melhor ou mais bonito. O professor deverá, previamente, explicar que todos os trabalhos serão perfeitos porque saíram da imaginação de cada um. O lado positivo é levá-los a participar ativamente da aula e explorar a criatividade de cada aluno, além de descobrir o que ficou marcado na memória dele do tema estudado.
Nº 20. SINTETIZANDO A AULA COM DESENHOS
Embora as crianças costumam ser empáticas, algumas crianças podem ser bem más em relação a criticar o desenho do coleguinha. O professor deverá explicar, previamente, que não há desenho feio ou bonito, cada um vai desenhar do seu jeito, e todos os desenhos estarão perfeitos. Explique-lhes que nem todos nasceram com o dom para o desenho, mas todos podem colocar no papel os seus pensamentos em forma de desenho. Se, apesar das observações do professor, alguma criança continuar satirizando o desenho do outro, aproveite esse ensejo, e, sem constranger ninguém, fale sobre a importância da empatia e do respeito. Mostre os desenhos para a classe e peça para eles explicarem o que fizerem, sem criticar ou opinar sobre o trabalho deles. O ponto positivo dessa atividade é que o professor poderá saber qual a parte mais significativa da aula para cada um. Certamente, eles procurarão desenhar a parte que mais fixou em suas mentes. Esse trabalho é muito legal e as crianças gostam. O professor deverá incentivá-las a desenhar o que estiver na sua mente, não importa como sairá o desenho. Diga-lhes que o importante é a imaginação. Se for expor, algumas crianças (principalmente se forem maiores) poderão se opor por vergonha, por isso saiba trabalhar com sabedoria para não obter o efeito contrário ao proposto.
Nº 21. COLOCAR A BIBLIOGRAFIA LIDA PARA A ELABORAÇÃO DA AULA: Um erro que pode acontecer é o professor ficar perdendo tempo da aula indicando esse ou aquele livro ou falando sobre como ele é bom. A bibliografia deve ser exposta apenas para que o aluno tenha acesso ao seu material de estudo, caso queira pesquisar também. O foco é o tema da lição, não livros que falem sobre o tema. O aluno deverá receber o resultado da sua pesquisa, e não ser obrigado a viajar com você pelos caminhos percorridos para chegar ao resultado. Se algum aluno quiser saber alguma coisa sobre um determinado livro exposto em sua lista de estudo, convide-o para falar com você após o encerramento da escola.
Há vários pontos positivos em se fazer isso, mas exporei alguns: geralmente, os liderados tendem a seguir os seus líderes. No caso desse líder ser um professor, essa verdade ainda é mais relevante, pois o professor é aquele que ensina - não só a teoria, por meio das palavras, mas, principalmente a prática, por meio do exemplo. Os alunos já estarão tendo uma aula sobre como se deve levar um estudo a sério, que toda argumentação exige comprovação (as fontes de estudo), que os livros seculares também podem ser ótimos suportes para o estudo da Palavra de Deus (livros de história, psicologia, filosofia, literatura, etc.). Além de tudo isso, o aluno pode se tornar um leitor por admirar o professor que expõe tão bem a sua aula e que, agora ele sabe o porquê de sua competência pedagógica.
22. CARTÕES SOBRE DIAS COMEMORATIVOS: Observe qual turma você pode trabalhar isso - sugiro adolescentes e jovens. Lembre-se que nem todos têm aptidão para artes, então, ao solicitar o trabalho inicie pontuando que o que importa é a criatividade e o capricho, além da compreensão da importância dessas datas.
O lado positivo dessa didática é que o aluno participa ativamente da aula e também pode mostrar sua compreensão sobre a importância da data, além de que o professor poderá identificar os alunos que tem aptidão artística a fim de utilizá-lo nesse dom para a execução de trabalhos da igreja (festas infantis, preparação de cards para a aula, etc.). Também poderão aprendem a importância de compartilhar ao trocar os cartões ou doá-lo a alguém. Essa entrega dos cartões poderá ser também para ensinar os alunos a iniciar uma conversa com alguém de quem não têm muita intimidade, um visitante, o pasto, um outro aluno, um outro professor, etc.
O lado negativo é que pode acontecer de algum aluno se recusar a passar para frente seu cartão sob o pretexto de estar feio. Nesse caso, não force, mas tente argumentar com ele sobre a importância do conteúdo e não do trabalho em si. Se tiver tempo, sem expor o aluno, trate um pouco sobre esse tema ou, se sua aula é livre, isto é, não tiver uma revista para seguir, esse pode ser o tema do dia. Leve-os a encarar com leveza o resultado dos trabalhos, tendo ficado bom ou mal, e ensine isso aos seus alunos: o importante é o esforço, a participação, a técnica é aprendida pela prática.
23. INCENTIVO À LEITURA COM MARCA-PÁGINAS: Hoje há muitos aplicativos que ajudam a fazer cartões e marca-páginas, pesquise e passe essa informação aos alunos. Dependendo do grau de conhecimento bíblico de seus alunos, você mesmo poderá indicar o versículo que deverá ser escrito. Elogie sempre, e, caso algum deles fez o trabalho de qualquer maneira, corrija-o com tato para não magoá-lo. Os trabalhos deverão ser uma parte atrativa para eles, não uma imposição. Se alguém não fez, tenha alguns marca-página de sobra para o aluno não se sentir menosprezado, e faça-o perceber que você só quer vê-los participar da aula, com suas criatividades, mas que nada é obrigado.
Pontos positivos: a participação dos alunos e a empolgação de mostrarem suas criatividades. O incentivo à leitura da Bíblia.
Pontos negativos: o sentimento de incapacidade que alguns alunos poderão ter ao comparar o seu trabalho com o de alguém que faça melhor que ele. Alguns alunos poderão trazer visitante, mas não ter feito ou não querer entregar o seu marca-página. Cuidado! a prioridade é o visitante não o marca-página. Elogie o aluno por ter trazido alguém à EBD, e lhe entregue um marca-página que você trouxe como plano B.
O bom professor sempre tem uma carta na manga, isto é, sempre tem um plano B.
24. CAFÉ ANTES OU DEPOIS DA EBD: Comer em grupo é uma prática que remete à comunhão, isso observamos, inclusive na Bíblia na narrativa de Atos, o qual conta que os irmãos primitivos viviam unidos também no partir do pão. De início, já quero frisar que essa prática é muito gratificante e útil para a EBD, mas vamos ponderar os prós e contras desse trabalho.
O lado positivo, são diversos, mas apontarei alguns: essa reunião à mesa estreita os laços dos alunos, professores e demais líderes, pois durante o café há oportunidade para conversarem e se conhecerem um pouco mais. Os alunos verão os líderes e demais irmãos como pessoas humanas, e não apenas como uma abstração de alma sem corpo. Não verão só a irmã Leila, mas a mulher que tem preferência ou não por um bolo, por queijo, manteiga, café puro ou com leite, etc. Isso também estimula os irmãos a ofertar para a EBD, porque estão vendo o "fruto" de suas ofertas, revertidas para o bem-estar da igreja. Também é uma oportunidade dos visitantes (crentes ou não crentes) serem mais bem recepcionados, conhecer o pastor da igreja e a liderança e receber um convite pessoal para retornarem. Também os irmãos que gostariam de continuar o tema da lição, poderão conversar sobre o assunto durante o café.
Alguns pontos negativos são: precisa-se contar com uma pessoa responsável para não atrasar ou deixar faltar o café, isso pode ser muito frustrante. Preste atenção em alguns pontos quando importantes quanto ao horário:
1. Antes de começar a EBD: Igrejas que atua em comunidades muito carentes e a EBD é pela manhã, talvez seja interessante colocar o café para antes da escola.
Pontos positivos: Principalmente se houver participação de crianças, para que estejam bem alimentadas, afim de prestarem atenção à aula. Crianças com fome não conseguem se concentrar. O mesmo se dá em relação aos adultos, principalmente se trouxeram seus filhos. Eles ficarão mais relaxados sabendo que as crianças já foram alimentadas.
Ponto negativo: se a coordenação da EBD não for bem organizada, poderá atrasar o início da EBD, pois geralmente ficam alguns terminando o café quando deveriam estar em suas salas. Para tanto, precisa-se pensar num tempo adequado para todos se servirem e o café deve estar pronto no horário marcado pela equipe da escola. Ao dar a hora da turma voltar a sala, o responsável da cozinha deverá fechar o local do café e pedir para as pessoas se retirarem.
Outro problema, nesse caso, é que é comum as pessoas quererem conversar durante o café, porém isso poderá resultar em atraso no começo da escola. Assim, o fator comunhão não será aproveitado.
Após o término da escola:
Pontos positivos: poderá haver a comunhão, por meio de troca de conversas e oportunidade dos presentes se conhecerem. Como já se encerrou o trabalho da EBD, os irmãos ficarão mais a vontade para comer e comungar. Quem não costuma almoçar cedo ou não almoça aos domingos, já sairá da igreja alimentado, de modo que os adultos não precisam se preocupar em fazer almoço ou poderão cozinhar com mais tranquilidade.
Pontos negativos: Se a EBD for pela manhã, geralmente o encerramento do trabalho será bem próximo à hora do almoço, o que atrapalhará a participação de alguns (que pretendem almoçar ou que terão de fazer o almoço). Se alguém veio sem comer, perdeu uma parte da aula por falta de concentração, devido à fome. Se a igreja for pequena e o cheiro do café ou do bolo, por exemplo, invadir as salas, durante a preparação dos alimentos os alunos poderão perder o foco, e o estômago falará mais alto, deixando-os surdos ao que fala o professor. Repito: principalmente onde tem crianças. Nesse caso, o melhor é trazer ou comprar tudo pronto e o café deverá ser feito após o término do trabalho. Mas, isso pode acarretar muita perda de tempo.
CAIXINHA SURPRESA-Desenvolvemos uma caixa lacrada com um prêmio dentro (pode ser café da manhã, rodada de pizza, balde de sorvete etc...) e fizemos uma disputa durante todo o trimestre entre as classes da minha igreja, itens para disputa(presença visitantes bíblias e revistas) a classe que tiver mais vitórias durante o trimestre ganha a caixa e o prêmio que tiver dentro. deu muito certo na minha igreja. Novo Bacabal MA
ResponderExcluirMuito obrigada pela colaboração. Que continue te abençoando nesse belo trabalho de enveredar as vidas pelo caminho que é Cristo.
ExcluirBom dia
ResponderExcluirGraça e paz!
Quero relatar algumas didadicas que foi muito bom em minha classe de ebd.
Numa lição tinha 5 pontos para explicar. Como era muito grande, divide a turma em 5 grupos de três pessoas no máximo. Dei um ponto da lição para cada trio. O desafio era eles desenvolver uma representação em 2 minutos, diante do tema que receberam. Cada grupo reapresentou muito bem seu tema. Depois num todo, conversamos sobre cada ponto,o que eles acharam como cristãos disso.( porque o tema era contrário do comportamento cristao/ essa foi uma direção da própria revista de EBD,fo f muito bom). Suzy da Bahia.
Prezada irmã Suzy,
ExcluirEstou grata pela sua participação e o compartilhamento a respeito da didática utilizada para o melhoramento de sua aula. Dica registrada, que por certo há de ser muito útil em diversas escolas. Deus a abençoe!
Boa tarde na paz denosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
ResponderExcluirTrabalho com jovens juntamente com mais 2 irmãs, ano passado convidamos um jovem de outra cidade e fizemos uma escola Bíblica no Pólio, onde contamos com grande numero de visitantes e todos os matriculados da sede, fizemos cartazes para expor, o jovem que veio ministrou e foi um verdadeiro mover dos céus!
Prezado (a) leitor (a)
ExcluirMuito obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Agradeço em nome de todos os visitantes deste blog. Que Deus continue abençoando o seu trabalho!
Gostei muito das dicas aki mencionadas e vou usá -las na EBD da minha igreja
ResponderExcluirPrezado(a) leitor(a)
ExcluirQue bom que você gostou das ideias aqui apresentadas. Caso você também tenha alguma experiência para compartilhar conosco, será muito bem vinda.
Mais i si colocasse uma musica que fale do que nos estudamos isso também nos ajudaria muito mais do que apenas esta lendo e falando a melodia nos ajudaria a sentir o significado mais profundo em nós mesmos
ResponderExcluirPrezado (a) leitor (a)
ResponderExcluirToda ideia é boa, desde que seja bem trabalhada. A música realmente ajuda a internalizar a lição. É muito comum utilizar-se música nas aulas infantis. Na minha escola bíblica, por exemplo, na classe dos adultos, iniciamos e encerramos a aula com um hino com a temática do estudo do dia. Por exemplo: se vamos falar sobre a parábola do Bom Pastor, cantamos um hino que fala sobre isso.
Obrigada pela sua participação e pela ideia compartilhada.
Gostei de algumas ideias apresentadas aqui, outras já estamos trabalhando.É sempre bom conhecer novas idéias que possam ajudar no crescimento e melhoramento da EBD.
ExcluirPrezado (a) leitor (a)
ExcluirAgradeço sua participação, e seja sempre bem-vinda a este blog. É gratificante saber que as ideias compartilhadas são úteis aos leitores. Agradeço pelo seu comentário.
Muito bom Deus abençoe vcs grandemente 🙏
ResponderExcluirPrezado (a) leitor (a)
ExcluirAgradeço pela participação e comentário. Fico feliz que esse trabalho esteja sendo útil, pois sou grata a Deus por haver pessoas que ainda prezam a Escola Bíblica Dominical, essa obra tão rica para o aprendizado da Palavra de Deus. Que Deus te abençoe!
Na minha igreja nós entregamos certificados para os alunos mas frequentes e lembrancinhas a casa final de trimestre!
ResponderExcluirLia Silva/ Novo Repartimento (pá)
Prezada leitora,
ResponderExcluirmuito obrigada pela sua contribuição.
Muito bom conteúdo
ResponderExcluirPrezado José Araújo Pereira,
ExcluirAgradeço a participação e comentário. Espero que este blog possa apoia-lo nesse belo trabalho de ensinar a Palavra de Deus.
Sou coordenadora da EBD, em uma pequena igreja na zona rural, no município de Chaves/PA. E uso há 2 anos várias metodologias como essas citadas aqui, e tem dado muito certo!! Deus nos abençoe!!
ResponderExcluirPrezada irmã Nice Mendes,
ExcluirPrimeiramente agradeço sua participação. Realmente, sendo bem aplicadas, as ideias expostas acima ajudarão muito no melhoramento das aulas, pois fazem com que fiquem mais dinânicas e práticas. Deus a abençoe nesse glorioso trabalhar de coordenar esse órgão de ensino da Palavra de Deus. Que o Senhor te conceda mais da sua graça e sabedoria para o avanço desse trabalho glorioso.
Uau, adorei...
ResponderExcluirPrezado Filipe,
ExcluirQue bom que você gostou das ideias aqui postadas! Quando colocar alguma em prática poderá compartilhar o resultado conosco. Seja sempre bem-vindo a este blog.
Sou coordenadora da EBD dos jovens na igreja em q congregou, em Cuiabá. Ano passado adotamos as ideias de trazer café da manhã pra sala deles. Resultado: eles mesmos contribuem e todo domingo temos café. Agora é sagrado fazer nosso café da manhã antes da EBD com momento de comunhão. Outra ideia foi premiar com canecas de porcelana os alunos que tivessem um mínimo de 3 faltas por trimestre. Isso foi feito em 3 trimestres, pois no primeiro por conta da pandemia não fizemos nada.Trabalhamos muito pra alcançar os recursos pra compra das canecas. Mas os próprios jovens se dispuseram a ajudar.
ResponderExcluirDeu um resultado maravilhoso. Jovens empenhados e mais frequentes na EBD.
Também fizemos um belo café da manhã no final do trimestre com várias dinâmicas, lúdicas de preferência, pra rir, descontrair e aprender da Palavra ao mesmo tempo. Foi um sucesso pra Glória do Pai.
Prezada Vanessa,
ExcluirMuito me alegro em observar que ainda há pessoas que se empenham para a manutenção, continuidade e melhoria do trabalho de EBD. Também a parabenizo pelas ideias realizadas com os jovens, e concordo que tudo que fazemos com amor para o Senhor Ele põe a mão e abençoa. A mocidade gosta muito de novidades e esses movimentos dinâmicos certamente resultarão em maior apreço pela frequencia à escola. E que, aliado às dinâmicas e prêmios, o corpo docente dessa escola continue a buscar a unção do Espírito Santo e o conhecimento de Sua Palavra, e sem dúvida, essa EBD levantará uma geração forte e primada pelo zelo de Deus. Um forte abraço e que a graça do nosso Jesus seja contigo.
Nossa amei as ideias ,muito obrigada mesmo .Deus .nos abençoe
ResponderExcluirPrezada Kleyner,
ExcluirFico feliz por você ter apreciado as ideias acima expostas. Agradeço sua participação e comentário, e fique a vontade para também compartilhar conosco algumas dicas e experiências extraídas da escola bíblica de sua igreja. Deus continue te abençoando.