O PATINHO FEIO
Tema: Enxergando o outro com os olhos de Deus
Texto
para leitura: 1 Sm
16.7; Mc 12. 30-33
Objetivo: Mostrar que somos todos iguais para Deus. Trabalhar o tema
"Bullying". Explicitar o que é empatia. Conceituar "maus
tratos".
Material: Bíblia, conto "O Patinho Feio" e gravuras sobre o conto.
Conte a estória do Patinho Feio. Depois leve as crianças a refletirem sobre as más atitudes dos que desprezavam o patinho. Ajude-as a identificar as atitudes de bullying explicitadas no texto (bullying é toda brincadeira que leva o outro ao constrangimento e a sentir-se mal).
Explique que todos sabiam que aquelas brincadeiras deixavam o Patinho triste, mas não respeitavam os sentimentos dele. Leve as crianças a perceberem que os maus tratos, às vezes, começam dentro de casa (dê exemplos de maus tratos, de modo que eles compreendam que não é só coisas "terríveis" que são assim denominadas, mas tudo aquilo que faz com que a pessoa se sinta humilhada e triste, por exemplo, referir-se a alguém dando-lhe apelidos constrangedores ou chamando-lhe por nomes feios, para fazê-lo se sentir mal).
Oriente os pequeninos a pedirem ajuda a alguém de confiança, sempre que estiverem passando por qualquer
situação que as faça sofrer. Lembre a elas que Deus também está esperando
que cada um o procure para pedir ajuda (cite versículos como Jr 29, 13; Lc 11.9-13 etc.).
Diga-lhes que as pessoas que maltratam as outras não têm empatia (pergunte-lhes
se sabem o que é empatia. Caso não saibam, explique-lhes que empatia é a atitude de nos colocar no lugar do outro).
Após discutirem um pouco sobre o conto, peça às crianças que abram a Bíblia em 1 Sm 16.7 (ajude os menos familiarizados com a Bíblia). Explique-lhes que, naquele tempo, para assumir um lugar de destaque como o de um rei, era importante ser um homem bonito e forte. No entanto, Deus escolheu um rapazinho, que, embora fosse bonito, não se comparava aos seus irmãos pois, além de formosos, eram treinados em guerra (leia 1 Sm 16.11,12).
Conte-lhes o desprezo dos irmãos de Davi quando ele foi levar mantimentos para eles (Leia 1 Sm 17.12-23 para
saber contar-lhes a história - não peça para as crianças ler tudo, textos grandes você leia em casa e cite para eles). Explique-lhes também que Davi era o caçula, e
naquela sociedade o comum era que o primogênito assumisse os melhores postos,
além de que Davi não tinha preparo em guerra, e isso era importante para um rei.
Deus
escolheu a Davi mesmo ele não tendo nada que a cultura de seu país exigia, para
mostrar que ele não se interessa por aparência física, afinal, foi Ele mesmo
quem criou todas as pessoas e lhes deu as aparências que possuem. Também não precisa ser rico para agradar-lhe, pois Deus não precisa de nada, visto que é dono de tudo que existe.
O
importante para Ele é que a pessoa tenha um coração bonito. Pergunte às
crianças: Você sabe o que significa ter um coração bonito? (Deixe-as responderem). Depois continue a narrativa, pedindo que leiam Mc 12. 30 a 33 - ou leia/narre para eles - e
lhes mostre que Jesus quer que amemos os outros da mesma maneira que amamos a
nós mesmos. Conclua com algumas perguntas, tais como: Vocês acham que os irmãos e amigos do Patinho Feio o amaram como a eles mesmos? Por quê? (permita que respondam). E o Patinho era um patinho feio mesmo? (a resposta deverá ser que ele era um lindo cisne). Pois bem, lembre-se que, para Deus, todos nós somos lindos como cisnes, mesmos que, às vezes, alguém tente nos fazer acreditar que não passamos de patinhos feios.
Leila Castanha
2022