quarta-feira, 6 de julho de 2016

Ensinando as verdades bíblicas através de contos e fábulas

 

O PATINHO FEIO

Imagem extraída de culturagenial.com


Tema: Enxergando o outro com os olhos de Deus

Texto para leitura: 1 Sm 16.7; Mc 12. 30-33

Objetivo: Mostrar que somos todos iguais para Deus. Trabalhar o tema "Bullying". Explicitar o que é empatia. Conceituar "maus tratos".  

Material: Bíblia, conto "O Patinho Feio" e gravuras sobre o conto.


Conte a estória do Patinho Feio. Depois leve as crianças a refletirem sobre as más atitudes dos que desprezavam o patinho. Ajude-as a identificar as atitudes de bullying explicitadas no texto (bullying é toda brincadeira que leva o outro ao constrangimento e a sentir-se mal). 

Explique que todos sabiam que aquelas brincadeiras deixavam o Patinho triste, mas não respeitavam os sentimentos dele.  Leve as crianças a perceberem que os maus tratos, às vezes, começam dentro de casa (dê exemplos de maus tratos, de modo que eles compreendam que não é só coisas "terríveis" que são assim denominadas, mas tudo aquilo que faz com que a pessoa se sinta humilhada e triste, por exemplo, referir-se a alguém dando-lhe apelidos constrangedores ou chamando-lhe por nomes feios, para fazê-lo se sentir mal).

Oriente os pequeninos a pedirem ajuda a alguém de confiança, sempre que estiverem passando por qualquer situação que as faça sofrer.  Lembre a elas que Deus também está esperando que cada um o procure para pedir ajuda (cite versículos como Jr 29, 13; Lc 11.9-13 etc.). Diga-lhes que as pessoas que maltratam as outras não têm empatia (pergunte-lhes se sabem o que é empatia. Caso não saibam, explique-lhes que empatia é a atitude de nos colocar no lugar do outro).

 Após discutirem um pouco sobre o conto, peça às crianças que abram a Bíblia em 1 Sm 16.7 (ajude os menos familiarizados com a Bíblia). Explique-lhes que, naquele tempo, para assumir um lugar de destaque como o de um rei, era importante ser um homem bonito e forte. No entanto, Deus escolheu um rapazinho, que, embora fosse bonito, não se comparava aos seus irmãos pois, além de formosos, eram treinados em guerra (leia 1 Sm 16.11,12). 

Conte-lhes o desprezo dos irmãos de Davi quando ele foi levar mantimentos para eles (Leia 1 Sm 17.12-23 para saber contar-lhes a história - não peça para as crianças ler tudo, textos grandes você leia em casa e cite para eles). Explique-lhes também que Davi era o caçula, e naquela sociedade o comum era que o primogênito assumisse os melhores postos, além de que Davi não tinha preparo em guerra, e isso era importante para um rei.

 Deus escolheu a Davi mesmo ele não tendo nada que a cultura de seu país exigia, para mostrar que ele não se interessa por aparência física, afinal, foi Ele mesmo quem criou todas as pessoas e lhes deu as aparências que possuem. Também não precisa ser rico para agradar-lhe, pois Deus não precisa de nada, visto que é dono de tudo que existe.

O importante para Ele é que a pessoa tenha um coração bonito. Pergunte às crianças: Você sabe o que significa ter um coração bonito? (Deixe-as responderem). Depois continue a narrativa, pedindo que leiam Mc 12. 30 a 33 - ou leia/narre para eles - e lhes mostre que Jesus quer que amemos os outros da mesma maneira que amamos a nós mesmos. Conclua com algumas perguntas, tais como: Vocês acham que os irmãos e amigos do Patinho Feio o amaram como a eles mesmos? Por quê? (permita que respondam). E o Patinho era um patinho feio mesmo? (a resposta deverá ser que ele era um lindo cisne). Pois bem, lembre-se que, para Deus, todos nós somos lindos como cisnes, mesmos que, às vezes, alguém tente nos fazer acreditar que não passamos de patinhos feios.

 

Leila Castanha

2022


No final da aula cante com eles a música da Ana Paula Valadão: "Aos olhos do Pai"