segunda-feira, 27 de abril de 2015

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - AULA Nº 7

FUNDAMENTOS DA FÉ

                  
                                                                  
TEMA: QUAL A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS

SOTERIOLOGIA é a "ciência teológica que se refere à salvação da humanidade, à sua redenção" a salvação (Larousse Cultural).  Em palavras mais simples, Soteriologia é o estudo acerca da salvação.


TEMA BASE: Mc 16.16           
  
1.    Soteriologia é a “ciência teológica que se refere à salvação da  humanidade, de sua redenção.” (Larousse Cultural).

2.    A palavra batismo vem do grego (baptismos) e significa imersão ou mergulho.

3.    O batismo era prática comum antes de Cristo: João não introduziu nenhum costume novo ao batizar seus discípulos, na verdade, esta já era uma prática entre os judeus que imergiam todo o corpo em água corrente como meio de purificar toda a impureza (Is 1.16).
Além do cerimonial da lavagem do corpo, os judeus também tinham por prática batizar os convertidos ao Judaísmo, e o batismo de prosélitos (novos convertidos ao judaísmo) era prática comum, visto que eles tinham os gentios como impuros.

4.    Não houve surpresa entre os judeus o fato de João batizar: Jo 1.25. Nesse texto o que deixava o povo confuso era João batizar não sendo o Cristo (Ungido), nem nenhum homem de autoridade conhecida por eles do Antigo Testamento. Observe que não questionaram sobre o novo ritual, mas sobre quem batizada.
5.     
6.    De que forma era realizado o batismo bíblico: Como já demonstra o nome, que de acordo com muitos eruditos da Bíblia significa imersão, era esta a forma.

7.    Textos que comprovam o batismo imersão: Mt 3.16 “E sendo Jesus batizado saiu logo da água” ; Jo 3.24 “Ora, João também batizava em Edom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. (Porque a necessidade de muitas águas se a ideia era aspergir?); At 8.38-39 “E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe....”.

8.    Refutação dos que são contra o batismo por imersão e suas explicações: Os opositores do batismo por imersão alegam que no Jordão não havia água suficiente para imergir o corpo de uma pessoa. No entanto, segundo a Bíblia , para passar, Josué abriu as águas desse rio em montões (Js 3.14-16), (Não haveria necessidade de abrir as águas se lá havia pouco volume).  Elias também abriu as águas do Jordão com sua capa (2 Rs 2.8); Naamã mergulhou sete vezes nesse rio (2 Rs 5.14).

9.    O que significa o batismo nas águas:
a) É uma ordenança de Jesus aos que creem Nele (Mt 28.19; Mc 16.16). Os apóstolos batizavam os convertidos (At 2.38; 10.45-48; At 16.14,15)

b) É um símbolo da morte, sepultamento e ressurreição Rm 6.3,4, 6,11 (considerai-vos mortos para o pecado). Ao imergir o convertido nas águas batismais é como se a pessoa morresse e fosse sepultada para o velho homem (sua velha maneira de viver), e o ato de levantá-la de volta faz alusão à ressurreição (para uma nova vida – em Cristo); Gl 3.27; Cl 2.12.

Exemplo: O Pr. Argentino Juan Carlos Ortiz disse que para fazer os irmãos compreenderem melhor o ato do batismo ele batiza usando as seguintes palavras:
“Eu te mato para você renascer para Cristo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. No ato simbólico do batismo, sepulta-se a velha criatura, e ressurge o novo homem em Cristo.

c) É um ato público de fé: Uma vez que a ordem de Cristo é “Quem crer e for batizado será salvo”, subentende-se que o batismo nas águas é o ato simbólico exterior de um ato real interior (creio, logo, sou batizado).
Uma vez crendo na obra de Jesus, devemos agora estar nele, isto é, viver segundo ele andou (1 Jo 2.6). Como a Ceia, o batismo é um ato simbólico, pessoal e público, de nossa fé (1 Co 11.25,26)

10.  O que não significa o batismo nas águas:
Não é salvação. Para algumas igrejas o batismo é um Sacramento, isto é, um ato que tem por finalidade a santificação, para dar ou aumentar a graça (salvação). Ou, conforme diz o dicionário, Sacramento é um sinal sagrado, instituído por Jesus que dá a santificação divina. A Igreja Católica, por exemplo, possui sete sacramentos: o batismo, a confirmação (crisma, a partir dos 12 anos), a eucaristia, a penitência, a unção dos enfermos, a ordem e o matrimônio.
         Não cremos que o batismo purifica ninguém, pois o único capaz de purificar o homem do                    pecado é Jesus, por meio do seu sangue (1 Jo 1.7).

Por Leila Castanha




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ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - AULA Nº 8

FUNDAMENTOS DA FÉ


TEMA: O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS

TEXTO BASE: Mc 16.16

1. A palavra batismo vem do grego (baptismos) e significa imersão ou mergulho.

2. João Batista era primo de Jesus e seis meses mais velho (Lc 1.5, 34-36). Sua mãe Isabel era prima de Maria, a mãe de Jesus. Maria ficou na casa de Isabel três meses, isto é, até a sua prima dar a luz – (v.39, 56, 57). 

3. Para ser válido, o batismo deve ser precedido de arrependimento -  At 2.38: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.

4. O batismo que João executava era “Batismo de arrependimento” -  Mt 3.1,2, 5.  Os judeus conheciam o batismo como rito de iniciação e purificação, por exemplo, quando um gentio convertia-se ao judaísmo, eles o circuncidava e o batizava, visto que os gentios eram considerados impuros.  Os fariseus não compreendiam aquele tipo de batismo, visto que sendo judeus, já se consideravam puros, e João os exortava a se arrepender de seus pecados, e serem batizados (v.7,8).

5. O batismo era uma demonstração exterior do que havia acontecido no interior do homem (Mt 3.5-8,11). Batizar para o arrependimento, não significava que o batismo produzia arrependimento, mas comprovava que os batizandos haviam se arrependido dos pecados (Mt 3.2; At 2.38; At 16.14,15. Mc 16.16).

6. O batismo é uma comprovação formal do nosso compromisso com Cristo – Assim como o casamento que sela o compromisso de um homem com uma mulher, diante da sociedade e de Deus, o batismo nas águas tem o mesmo valor simbólico. No casamento existem direitos e deveres, que devem ser respeitados por ambos, do mesmo modo que na comunhão com Cristo, temos direitos, mas temos o dever de ser santos. Rm 6.3,4; Gl 3.27; Cl 2.7.

7. O batismo não salva, ele é a comprovação de que aceitamos a salvação – A Igreja Católica Romana tem 7 sacramentos, dentro os quais estão o batismo e a Santa Ceia (os sacramentos são sinais sagradas, instituídos por Jesus, da dá santificação divina). O que salva o homem é a fé no sacrifício expiatório de Cristo, reconhecendo-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.35).
 
 Exemplo: o ladrão que morreu na cruz, não havia sido batizado, no entanto, creu nele e Jesus garantiu-lhe que ele iria ser salvo (Lc 323.39-43).

1 Pe 3.21 – Deixa claro que o batismo não salva, no tocante a purificação do pecado, mas quando o cristão tem consciência do significado do ato batismal: Morremos para o mundo e revivemos para Deus

8. Quem crer e for batizado será salvo (Mc 16.16) – O que salva é a sua fé, e o batismo é consequência dela. Em Tg 2.20-22 observamos que Abraão foi justificado por causa de sua fé, comprovada por sua obra (atitude de obediência).

 Ao carcereiro Paulo o exortou a crer no Senhor Jesus Cristo “e serás salvo, tu e a tua casa”. Então, após crerem em Cristo e o aceitarem Paulo os batizou At 16.30, 31-33. O batismo foi confirmação de sua crença (ele e sua casa agora pertenciam a família de Cristo).

9. Quem purifica o homem:
a.       O sangue de Jesus : 1 Jo 1.7 (o fato de Jesus ter morrido por nós é que nos torna puros diante de Deus);
b.       A Palavra de Deus (Sl 119.9; Jo 17.17); É observando a Palavra de Deus que nos purificamos (nos tornamos santos) Sl 119.10 “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu nãopecar contra ti”.

10. A conversão X Santificação – A conversão se dá com a nossa crença em Jesus, aceitando-o como nosso Senhor e Salvador. Converter é mudar de direção (eu me servia ao pecado, e agora me submeto ao senhorio de Cristo, então me converti). Santificação é um processo que se dá após a conversão e é gradual, e deve ser buscada (seguida) -  Hb 12.14.

Observação:Santificar significa separar.

11.  O batismo é iniciação para os novos membros da família cristã -  Observamos que todos os que criam em Jesus e se arrependiam do pecado eram, em seguida, batizados. Daí então surge as seguintes perguntas:
a.       Quem deve ser batizado: Todo aquele que crer (Mc 16.16; At 8.36-38).

b.      Quem tem compreensão acerca do Evangelho:  Quando Filipe se aproximou do eunuco, a primeira coisa que perguntou foi: “Entendes tu o que lês?” (At 8.30). Por isso não concordamos com o batismo de crianças.

12. Batismo infantil à luz da Bíblia: O fato de Jesus dizer que das crianças é o Reino dos Céus não é motivo suficiente para se justificar o batismo infantil, pois a criança não compreende o significado do ato (com exceção da criança que já tem idade para entender).
Ao apontarem o batismo da família de Lídia, também não é argumento contundente para a defesa do batismo infantil, pois a Bíblia não diz a idade dos filhos dela.
Em relação a circuncisão que era feito nos meninos, com apenas 8 dias de vida, não também não é explicação para o batismo infantil, visto que o simbolismo de um não é idêntico ao do outro (a circuncisão era feito só nos meninos e era sinal de pertencimento a nação israelita), enquanto que o batismo é para todo o que crer em Jesus e é sinal de pertencimento à Igreja de Jesus, composta por todas as raças, tribos, nações e línguas)


Por Leila Castanha












ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - AULA Nº 9

HERMENÊUTICA BÍBLICA


TEMA:  LINGUAGEM LITERAL E FIGURADA.

NOÇÕES BÁSICAS



HERMENÊUTICA é uma palavra grega que significa “Arte ou técnica de explicar ou interpretar um texto ou um discurso”,
A hermenêutica traça alguns princípios e normas que conduzem a interpretação da Bíblia, como, por exemplo, a compreensão de que os textos bíblicos são apresentados em dois sentidos: literal e figurado.

SENIDO LITERAL: O significado do texto está claro, é explícito. “No princípio criou Deus o céu e a Terra” – Gn 1.1 (Aqui, céu é céu mesmo, e Terra é literalmente Terra). Sl 32.9 – “Não sejais como o cavalo ou a mula....”.

SENTIDO FIGURADO: O significado está escondido, é implícito. Ele pode estar escondido nas palavras do próprio texto ou no contexto (é tudo o que fala sobre o texto – anterior ou posterior ao texto referido).  Usa figuras de linguagem. Para entender esses textos precisa-se conhecer o contexto.

EXEMPLO DE CONTEXTO – 1- fulana não chegou, mas tá chovendo (em SP nos dias de chuva há enchentes = trânsito); 2- Fulana foi pagar as contas e já saiu há 5 horas. Mas hoje é dia 15 (dia de pagamento = fila grande). 3- Fulana morreu de raiva (dois sentidos);  3- Jo 6.48-50, 58  - “Eu sou  o pão vivo que desceu do céu”.

ERRO DE INTERPRETAÇÃO por falta de conhecimento contextual bíblico e histórico: Pastor não é só para corrigir; para mandar; para bater na ovelha, etc. (Jo 10.11; Lc 15.3-7)
O que é símile ou comparação: É a figura de linguagem que consiste na aproximação de dois seres, em função de semelhança entre eles. Entre a coisa comparada e a comparação há o uso de conectivos: Os termos usados são: com, como, parece, tal qual, assim, quanto.

EXEMPLO PRÁTICO DE COMPARAÇÃO OU SÍMILE: José nunca aprende. Ele é parece burro.  José é tal qual um burro; José é como um barro, Etc.

EXEMPLOS BÍBLICOS DE COMPRAÇÃO AO SÍMILE: 1- Sl 1.3,4 – “Os ímpios são como a moinha que o vento espalha”. (a conjunção “como” identifica esta figura de linguagem como símile ou comparação).  2- 1 P2e 1,24 – “Toda a carne é como a erva. E toda a glória do homem é como a flor da erva.Secou-se a erva e caiu a sua flor.”

O QUE É METÁFORA: É uma comparação implícita. Ela é subentendida. Exemplo: José nunca aprende. Ele é um burro. (Na metáfora é como se eu vestisse o objeto comparado com a imagem ou a figura daquilo na qual eu quero compará-lo, caracterizando-o).
Exemplo de metáforas na Bíblia: “Eu sou a porta” – Jo 10.9; “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” – “Eu sou a porta” – Jo 10.9; “Debaixo da sua asa estarás seguro” – Sl 91.4 (Deus é um pássaro?);  “Deus é um fogo consumidor” – Hb 12.29; “Vós sois o sal da Terra”- Mt 5.13; “Eu sou o pão da vida”- Jo 6.48 50 (Jesus era um pão literalmente falando? Os seus discípulos deveriam comê-lo, de fato?); 

Sl 84.11 “O senhor Deus é meu sol e escudo”; gn 3.19: “Do suor do teu rosto comerás o pão”;  Jo 3.3:”Quem não nascer de novo não pode ver o reino de deus”,


Por Leila Castanha