segunda-feira, 27 de abril de 2015

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - AULA Nº 9

HERMENÊUTICA BÍBLICA


TEMA:  LINGUAGEM LITERAL E FIGURADA.

NOÇÕES BÁSICAS



HERMENÊUTICA é uma palavra grega que significa “Arte ou técnica de explicar ou interpretar um texto ou um discurso”,
A hermenêutica traça alguns princípios e normas que conduzem a interpretação da Bíblia, como, por exemplo, a compreensão de que os textos bíblicos são apresentados em dois sentidos: literal e figurado.

SENIDO LITERAL: O significado do texto está claro, é explícito. “No princípio criou Deus o céu e a Terra” – Gn 1.1 (Aqui, céu é céu mesmo, e Terra é literalmente Terra). Sl 32.9 – “Não sejais como o cavalo ou a mula....”.

SENTIDO FIGURADO: O significado está escondido, é implícito. Ele pode estar escondido nas palavras do próprio texto ou no contexto (é tudo o que fala sobre o texto – anterior ou posterior ao texto referido).  Usa figuras de linguagem. Para entender esses textos precisa-se conhecer o contexto.

EXEMPLO DE CONTEXTO – 1- fulana não chegou, mas tá chovendo (em SP nos dias de chuva há enchentes = trânsito); 2- Fulana foi pagar as contas e já saiu há 5 horas. Mas hoje é dia 15 (dia de pagamento = fila grande). 3- Fulana morreu de raiva (dois sentidos);  3- Jo 6.48-50, 58  - “Eu sou  o pão vivo que desceu do céu”.

ERRO DE INTERPRETAÇÃO por falta de conhecimento contextual bíblico e histórico: Pastor não é só para corrigir; para mandar; para bater na ovelha, etc. (Jo 10.11; Lc 15.3-7)
O que é símile ou comparação: É a figura de linguagem que consiste na aproximação de dois seres, em função de semelhança entre eles. Entre a coisa comparada e a comparação há o uso de conectivos: Os termos usados são: com, como, parece, tal qual, assim, quanto.

EXEMPLO PRÁTICO DE COMPARAÇÃO OU SÍMILE: José nunca aprende. Ele é parece burro.  José é tal qual um burro; José é como um barro, Etc.

EXEMPLOS BÍBLICOS DE COMPRAÇÃO AO SÍMILE: 1- Sl 1.3,4 – “Os ímpios são como a moinha que o vento espalha”. (a conjunção “como” identifica esta figura de linguagem como símile ou comparação).  2- 1 P2e 1,24 – “Toda a carne é como a erva. E toda a glória do homem é como a flor da erva.Secou-se a erva e caiu a sua flor.”

O QUE É METÁFORA: É uma comparação implícita. Ela é subentendida. Exemplo: José nunca aprende. Ele é um burro. (Na metáfora é como se eu vestisse o objeto comparado com a imagem ou a figura daquilo na qual eu quero compará-lo, caracterizando-o).
Exemplo de metáforas na Bíblia: “Eu sou a porta” – Jo 10.9; “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” – “Eu sou a porta” – Jo 10.9; “Debaixo da sua asa estarás seguro” – Sl 91.4 (Deus é um pássaro?);  “Deus é um fogo consumidor” – Hb 12.29; “Vós sois o sal da Terra”- Mt 5.13; “Eu sou o pão da vida”- Jo 6.48 50 (Jesus era um pão literalmente falando? Os seus discípulos deveriam comê-lo, de fato?); 

Sl 84.11 “O senhor Deus é meu sol e escudo”; gn 3.19: “Do suor do teu rosto comerás o pão”;  Jo 3.3:”Quem não nascer de novo não pode ver o reino de deus”,


Por Leila Castanha


Nenhum comentário:

Postar um comentário