segunda-feira, 27 de abril de 2015

ESBOÇO DE ESTUDO BÍBLICO PARA DISCIPULADO - AULA Nº 8

FUNDAMENTOS DA FÉ


TEMA: O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS

TEXTO BASE: Mc 16.16

1. A palavra batismo vem do grego (baptismos) e significa imersão ou mergulho.

2. João Batista era primo de Jesus e seis meses mais velho (Lc 1.5, 34-36). Sua mãe Isabel era prima de Maria, a mãe de Jesus. Maria ficou na casa de Isabel três meses, isto é, até a sua prima dar a luz – (v.39, 56, 57). 

3. Para ser válido, o batismo deve ser precedido de arrependimento -  At 2.38: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.

4. O batismo que João executava era “Batismo de arrependimento” -  Mt 3.1,2, 5.  Os judeus conheciam o batismo como rito de iniciação e purificação, por exemplo, quando um gentio convertia-se ao judaísmo, eles o circuncidava e o batizava, visto que os gentios eram considerados impuros.  Os fariseus não compreendiam aquele tipo de batismo, visto que sendo judeus, já se consideravam puros, e João os exortava a se arrepender de seus pecados, e serem batizados (v.7,8).

5. O batismo era uma demonstração exterior do que havia acontecido no interior do homem (Mt 3.5-8,11). Batizar para o arrependimento, não significava que o batismo produzia arrependimento, mas comprovava que os batizandos haviam se arrependido dos pecados (Mt 3.2; At 2.38; At 16.14,15. Mc 16.16).

6. O batismo é uma comprovação formal do nosso compromisso com Cristo – Assim como o casamento que sela o compromisso de um homem com uma mulher, diante da sociedade e de Deus, o batismo nas águas tem o mesmo valor simbólico. No casamento existem direitos e deveres, que devem ser respeitados por ambos, do mesmo modo que na comunhão com Cristo, temos direitos, mas temos o dever de ser santos. Rm 6.3,4; Gl 3.27; Cl 2.7.

7. O batismo não salva, ele é a comprovação de que aceitamos a salvação – A Igreja Católica Romana tem 7 sacramentos, dentro os quais estão o batismo e a Santa Ceia (os sacramentos são sinais sagradas, instituídos por Jesus, da dá santificação divina). O que salva o homem é a fé no sacrifício expiatório de Cristo, reconhecendo-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.35).
 
 Exemplo: o ladrão que morreu na cruz, não havia sido batizado, no entanto, creu nele e Jesus garantiu-lhe que ele iria ser salvo (Lc 323.39-43).

1 Pe 3.21 – Deixa claro que o batismo não salva, no tocante a purificação do pecado, mas quando o cristão tem consciência do significado do ato batismal: Morremos para o mundo e revivemos para Deus

8. Quem crer e for batizado será salvo (Mc 16.16) – O que salva é a sua fé, e o batismo é consequência dela. Em Tg 2.20-22 observamos que Abraão foi justificado por causa de sua fé, comprovada por sua obra (atitude de obediência).

 Ao carcereiro Paulo o exortou a crer no Senhor Jesus Cristo “e serás salvo, tu e a tua casa”. Então, após crerem em Cristo e o aceitarem Paulo os batizou At 16.30, 31-33. O batismo foi confirmação de sua crença (ele e sua casa agora pertenciam a família de Cristo).

9. Quem purifica o homem:
a.       O sangue de Jesus : 1 Jo 1.7 (o fato de Jesus ter morrido por nós é que nos torna puros diante de Deus);
b.       A Palavra de Deus (Sl 119.9; Jo 17.17); É observando a Palavra de Deus que nos purificamos (nos tornamos santos) Sl 119.10 “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu nãopecar contra ti”.

10. A conversão X Santificação – A conversão se dá com a nossa crença em Jesus, aceitando-o como nosso Senhor e Salvador. Converter é mudar de direção (eu me servia ao pecado, e agora me submeto ao senhorio de Cristo, então me converti). Santificação é um processo que se dá após a conversão e é gradual, e deve ser buscada (seguida) -  Hb 12.14.

Observação:Santificar significa separar.

11.  O batismo é iniciação para os novos membros da família cristã -  Observamos que todos os que criam em Jesus e se arrependiam do pecado eram, em seguida, batizados. Daí então surge as seguintes perguntas:
a.       Quem deve ser batizado: Todo aquele que crer (Mc 16.16; At 8.36-38).

b.      Quem tem compreensão acerca do Evangelho:  Quando Filipe se aproximou do eunuco, a primeira coisa que perguntou foi: “Entendes tu o que lês?” (At 8.30). Por isso não concordamos com o batismo de crianças.

12. Batismo infantil à luz da Bíblia: O fato de Jesus dizer que das crianças é o Reino dos Céus não é motivo suficiente para se justificar o batismo infantil, pois a criança não compreende o significado do ato (com exceção da criança que já tem idade para entender).
Ao apontarem o batismo da família de Lídia, também não é argumento contundente para a defesa do batismo infantil, pois a Bíblia não diz a idade dos filhos dela.
Em relação a circuncisão que era feito nos meninos, com apenas 8 dias de vida, não também não é explicação para o batismo infantil, visto que o simbolismo de um não é idêntico ao do outro (a circuncisão era feito só nos meninos e era sinal de pertencimento a nação israelita), enquanto que o batismo é para todo o que crer em Jesus e é sinal de pertencimento à Igreja de Jesus, composta por todas as raças, tribos, nações e línguas)


Por Leila Castanha












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