FUNDAMENTOS DA FÉ
TEMA: O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS
TEXTO BASE: Mc 16.16
1. A palavra batismo
vem do grego (baptismos) e significa
imersão ou mergulho.
2. João Batista era primo de Jesus e seis meses mais velho (Lc 1.5,
34-36). Sua mãe Isabel era prima de
Maria, a mãe de Jesus. Maria ficou na casa de Isabel três meses, isto é, até a
sua prima dar a luz – (v.39, 56, 57).
3. Para ser válido, o batismo deve ser precedido de arrependimento - At 2.38: “E disse-lhes Pedro:
Arrependei-vos, e cada um seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão
dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
4. O batismo que João executava era “Batismo
de arrependimento” - Mt 3.1,2,
5. Os judeus conheciam o batismo
como rito de iniciação e purificação,
por exemplo, quando um gentio convertia-se ao judaísmo, eles o circuncidava e o
batizava, visto que os gentios eram considerados impuros. Os fariseus não
compreendiam aquele tipo de batismo, visto que sendo judeus, já se consideravam
puros, e João os exortava a se arrepender
de seus pecados, e serem batizados (v.7,8).
5. O batismo era uma demonstração exterior do que havia acontecido no
interior do homem (Mt 3.5-8,11). Batizar para o arrependimento, não
significava que o batismo produzia arrependimento, mas comprovava que os
batizandos haviam se arrependido dos pecados (Mt 3.2; At 2.38; At 16.14,15. Mc
16.16).
6. O batismo é uma comprovação formal do nosso compromisso com Cristo
– Assim como o casamento que sela o compromisso de um homem com uma mulher,
diante da sociedade e de Deus, o batismo nas águas tem o mesmo valor simbólico.
No casamento existem direitos e deveres, que devem ser respeitados por ambos,
do mesmo modo que na comunhão com Cristo, temos direitos, mas temos o dever de
ser santos. Rm 6.3,4; Gl 3.27; Cl 2.7.
7. O batismo não salva, ele é a comprovação de que aceitamos a salvação
– A Igreja Católica Romana tem 7 sacramentos, dentro os quais estão o
batismo e a Santa Ceia (os sacramentos são sinais sagradas, instituídos por
Jesus, da dá santificação divina). O que salva o homem é a fé no sacrifício
expiatório de Cristo, reconhecendo-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado
do mundo (Jo 1.35).
Exemplo: o ladrão que morreu na cruz, não havia sido batizado, no
entanto, creu nele e Jesus garantiu-lhe que ele iria ser salvo (Lc 323.39-43).
1 Pe 3.21 – Deixa claro que o batismo não salva, no tocante a
purificação do pecado, mas quando o cristão tem consciência do significado do
ato batismal: Morremos para o mundo e revivemos para Deus
8. Quem crer e for batizado será salvo (Mc 16.16) – O que salva é a
sua fé, e o batismo é consequência dela. Em Tg 2.20-22 observamos que Abraão foi justificado por causa de sua
fé, comprovada por sua obra (atitude de obediência).
Ao
carcereiro Paulo o exortou a crer no Senhor Jesus Cristo “e serás salvo, tu
e a tua casa”. Então, após crerem em Cristo e o aceitarem Paulo os batizou At 16.30, 31-33. O batismo foi
confirmação de sua crença (ele e sua casa agora pertenciam a família de
Cristo).
9. Quem purifica o homem:
a. O sangue de Jesus : 1 Jo 1.7 (o fato de Jesus ter morrido por nós é que nos torna puros diante de Deus);
a. O sangue de Jesus : 1 Jo 1.7 (o fato de Jesus ter morrido por nós é que nos torna puros diante de Deus);
b. A Palavra de Deus (Sl 119.9; Jo 17.17); É observando a Palavra de Deus que nos
purificamos (nos tornamos santos) Sl
119.10 “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu nãopecar contra ti”.
10. A conversão X Santificação
– A conversão se dá com
a nossa crença em Jesus, aceitando-o como nosso Senhor e Salvador. Converter é
mudar de direção (eu me servia ao pecado, e agora me submeto ao senhorio de
Cristo, então me converti). Santificação é um processo que se dá
após a conversão e é gradual, e deve ser buscada (seguida) - Hb 12.14.
Observação:Santificar significa separar.
Observação:Santificar significa separar.
11. O batismo é iniciação para
os novos membros da família cristã -
Observamos que todos os que criam em Jesus e se arrependiam do pecado
eram, em seguida, batizados. Daí então surge as seguintes perguntas:
a. Quem
deve ser batizado: Todo aquele que crer (Mc 16.16; At 8.36-38).
b. Quem
tem compreensão acerca do Evangelho: Quando Filipe se aproximou do eunuco, a
primeira coisa que perguntou foi: “Entendes tu o que lês?” (At 8.30). Por isso
não concordamos com o batismo de crianças.
12. Batismo infantil à luz da Bíblia: O fato de Jesus dizer que
das crianças é o Reino dos Céus não é motivo suficiente para se justificar o
batismo infantil, pois a criança não compreende o significado do ato (com
exceção da criança que já tem idade para entender).
Ao apontarem o batismo da família de Lídia, também não é
argumento contundente para a defesa do batismo infantil, pois a Bíblia não diz
a idade dos filhos dela.
Em relação a circuncisão que era feito nos meninos, com
apenas 8 dias de vida, não também não é explicação para o batismo infantil,
visto que o simbolismo de um não é idêntico ao do outro (a circuncisão era
feito só nos meninos e era sinal de pertencimento a nação israelita), enquanto
que o batismo é para todo o que crer em Jesus e é sinal de pertencimento à
Igreja de Jesus, composta por todas as raças, tribos, nações e línguas)
Por Leila Castanha
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