terça-feira, 15 de setembro de 2015

USANDO OBJETOS DO DIA A DIA PARA ENSINAR A BÍBLIA

O DESPERTADOR



TEMA: Ajudando um ao outro
TEXTO PARA LEITURA: Gl 6.2
MATERIAL: Um despertador (pode ser do celular).
OBJETIVO: Ensinar a importância de ajudar o próximo, e recapitulação das aulas anteriores.

A professora entra na sala e o despertador toca (ponha um toque alto). Ela pede desculpas à turma, e lhe diz que precisa dele para lembrá-la de fazer as coisas porque está muito esquecida.  Em seguida, anuncia que irá contar uma história, mas precisará da ajuda deles, caso se esqueça de alguma parte (pode contar escrevendo na lousa, ou de forma oral). De vez em quando, finja esquecer e deixe a classe responder. Por exemplo:

Pessoal, vou contar a história de Davi e ... Ai meu Deus, como era mesmo o nome do gigante?” (Espere eles responderem e sempre agradeça a ajuda deles). Davi representa todo crente que confia em Deus de verdade, mesmo nas horas mais difíceis, e que dão medo, mas Golias representa toda pessoa que confia em si mesma e na sua própria capacidade. Golias era um guerreiro valente, e, além disso, ele também era um ... (como chama mesmo, pessoal, aquelas pessoas bem grandes, muito altas?) Isso mesmo! Muito obrigada! Então, como vocês bem disseram, Golias era um gigante”. (E assim por diante).
Após contar a história bíblica preparada para a aula, conte para eles, que o seu esquecimento foi apenas uma encenação para mostrá-los como é importante ajudar as pessoas quando elas precisam da gente, e elogie-os por terem te ajudado. 
Diga-lhes o quanto seria difícil se você realmente não pudesse se lembrar de toda a história e não tivesse a ajuda deles. Pergunte-lhes se alguém tem um irmãozinho ou irmãzinha pequeno (a), e peça para contarem como o ajudam a fazer alguma coisa que ainda não conseguem fazer sozinho. Explique-lhes como os pais precisaram ajudá-los também, quando eram bebês, a se alimentarem, andarem, falarem, segurarem os brinquedos, a comerem com a colher, etc.
Em seguida, mostre-lhes como é importante ajudar o papai e a mamãe quando estes pedem ajuda, pois todos nós já precisamos ser ajudados em algum momento da vida, e sempre vamos precisar de alguém. Faça-os compreender a importância de a família cooperar entre si, e mostre-lhes que cada um tem um papel fundamental para ajudar o outro até mesmo em nossa casa.  Faça-os refletir como seria se só ele tivesse que fazer a tarefa de todos. Fale a eles sobre a empatia (se colocar no lugar do outro). Conte-lhes que Jesus ensinou que devemos fazer aos outros o mesmo que gostaríamos que fizessem a nós - Mt 7.12.
Leia para eles (ou com eles, dependendo da idade) Gl 6.2, e diga-lhes que Jesus nos ensinou a ser pessoas úteis, e ajudar aos que precisam. Às vezes, tudo o que podemos fazer por alguém é orar, por isso Tiago (5.16) disse para orar uns pelos outros.
NÃO PODEMOS SER PREGUIÇOSOS, MAS PRONTOS PARA AJUDAR A QUEM PRECISA. 

Finalize cantando um corinho, como, por exemplo, o do vídeo abaixo:

A FORMIGUINHA





Por Leila Castanha




USANDO OBJETOS DO DIA A DIA PARA ENSINAR A BÍBLIA

 O sabonete

imagem extraida de https://ahoaloe.com.br/


TEMA: A SANTIFICAÇÃO É UMA BUSCA DIÁRIA
TEXTO PARA LEITURA: 1 Jo 1.9
MATERIAL: Um sabonete
OBJETIVO: Fazer o aluno perceber que a santificação tem de ser buscada (perseguida).

Mostre à turma um sabonete e pergunte se sabem que objeto é aquele e para que serve. Ao responderem, pergunte-lhes se tomam banho só aos domingos quando vêm à Escola Dominical. Perguntem-lhes o que acham que aconteceria se tomassem banho apenas aos domingos. Conte-lhes a seguinte estória:

“Havia um menino chamado Ricardo (evite colocar nome igual ao de algum aluno). Ricardo era um lindo garoto, porém era muito sujinho. Era tão sujo que as pessoas evitavam ficar perto dele, porque seu cheiro era muito desagradável. As pessoas o apelidaram-no de Cascão".

 Faça uma pausa e pergunte quem conhece a história do Cascão da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. (Provavelmente, todas as crianças conhecem). Continue a estória:

“Pois bem, pessoal: Ricardo parecia muito com o Cascão, só faltava ter um porquinho de estimação, mas acho que só não tinha um porque sua mãe não deixava. Com o passar do tempo, ele foi ficando tão sozinho, mas tão sozinho, que começou a se sentir muito triste. Um dia, ele foi para a escola, e a professora Rita, que era uma professora muito boazinha, começou a aconselhá-lo a ser mais higiênico (vocês sabem o que significa ser higiênico?). Pois bem, apesar dele ter preguiça de tomar banho todos os dias, ele resolveu seguir o conselho da professora, porque senão ficaria sem amigos para sempre. No dia seguinte, Ricardo tomou um banho, e ao chegar à sala de aula ninguém o reconheceu, mas todos pensavam que era um aluno novo. Quando ele entrou o perfume invadiu o ambiente e seus cabelos loiros chamou a atenção de todos. E aqueles olhos azuis, tão lindos, que ninguém nem prestava atenção por causa da sujeira no rosto, encantou até a professora Rita, que foi logo lhe elogiando:
-Meu Deus! É você mesmo, Ricardo? Está vendo como você parece outra pessoa? A sujeira, além de fazer cheirar mal, também esconde a beleza que existe em nós. Quem diria que você é um garoto tão lindo!
Naquele momento, Ricardo resolveu tomar banho todos os dias, pois ele estava muito feliz ao ver que todos os colegas estavam ao redor dele, tocando-lhe os cabelos loiros, e convidando-o para brincar no recreio”.

Vocês sabiam que o pecado pode deixar uma pessoa muito feia e suja, e por causa disso pode, também,  torná-la solitária?
Alguém sabe o que é pecado (deixe eles responderem). Isso mesmo! Pecado é a desobediência a Deus. Se fazemos qualquer coisa que Deus não gosta, então cometemos pecado. Agora vamos ver como o pecado nos deixa sozinhos como o menino da estória?
Imagine uma menina bem bonita que fala palavrões, que mostra o dedo, faz caretas para os coleguinhas... Alguém gostaria de ser amigo dela? Ela não fica feia, mesmo sendo tão bonita, assim como o menino sujinho da nossa estória?  Agora pense num menino muito chato e egoísta que não divide nada com ninguém, mas adora fazer inveja com os brinquedos que ele tem. Sua cara de mau, e seu jeito egoísta não o afastam das pessoas como aconteceu com o Ricardo? Pois é, o pecado faz isso com a gente: Nos deixa sozinhos, porque estamos sujos por dentro, e essa sujeira no coração nos torna pessoas indesejadas.
Já repararam como os bandidos tem cara de mau? Dá até medo de olhar pra eles, não é? Sabem por quê? Por que, embora estejam limpinhos por fora, por dentro  o coração está muito sujo de pecado. E a sujeira do coração transparece no rosto, com aquela cara de mau, e também nas atitudes deles.
Mas na Bíblia está escrito, no livro do profeta Isaías no  1.18, as palavras do próprio Deus aos israelitas, que eram o seu povo,  dizendo-lhes que mesmo que o coração deles  estivesse tão sujo de pecado, ele poderia deixá-lo bem limpinho, deixando-o branco como a neve.
Jesus, o Filho de Deus, morreu para nos limpar do pecado,  e hoje, quando pecamos e nos arrependemos - sabe o que significa se arrepender?- (deixe eles tentarem responder), ele perdoa os nossos pecados, e faz o nosso coração ficar limpinho de novo.
Ensine-lhes que assim como precisamos tomar banho todos os dias para ficarmos limpos, precisamos limpar o nosso coração todos os dias, e conseguimos isso quando procuramos ouvir a Palavra de Deus e praticá-la.
Peça para que escrevam algum pecado que cometeram durante a semana e diga-lhes que precisam contar para Deus, mesmo ele já sabendo de tudo, por que isso chama-se confessar. Leia com ou para eles  em 1 Jo 1. 9: “Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados.
 Em seguida, ore com eles, ensinando-lhes a confessar os seus pecados (explique-lhes que precisam falar para Deus o pecado que fizeram), mas na classe, podem só pensar, sem falar alto.  

Encerre com uma música de acordo com a aula ministrada.Por exemplo, o corinho "cuidado", o corinho "o sabão"  nos vídeos abaixo:



O SABÃO





CUIDADO OLHO, BOCA, MÃO E PÉ


OU O CORINHO "O HOMENZINHO TORTO". PARA ENCONTRÁ-LO BASTA CLICAR NO LINK AO LADO: http://ebdsbnovo.blogspot.com.br/search/label/M%C3%BAsicas%20infantis.

Por Leila Castanha