segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Ensinando as verdades bíblicas através de contos e fábulas



OS TRÊS PORQUINHOS 


Tema:  A confiança em Deus nos deixa seguros
Texto para Leitura: Mt 7.24-26
Objetivo: Aproveitar o conhecimento prévio da criança nesses tipos de textos clássicos para levá-la a conhecer as parábolas bíblicas, de onde também podem  aprender  lições morais.
Material: Bíblia,  livro "os 3 porquinhos", e gravuras a respeito da fabula e da parábola bíblica.

Após ler o texto acima (Mt 7. 24-26), pergunte às crianças quem já ouviu a estória dos três porquinhos (provavelmente todas, ou quase todas). Diga-lhes que esta parábola de Jesus tem algumas semelhanças com essa fábula. Explique-lhes que tanto a fábula quanto a parábola são histórias inventadas que servem para nos ensinar alguma lição. Em seguida conte-lhes a fábula, mostrando as respectivas figuras.
Após contá-la pergunte quais são as semelhanças e as diferenças que eles notaram entre ambas as estórias (ajude-os a percebê-las dando-lhes dicas, como por exemplo: O que foi que os três porquinhos construíram? E na parábola que Jesus contou, o que os dois homens da estória construíram?  (Casas) – “olha aí, já vimos uma semelhança!”;  na fábula, os porquinhos escolheram o mesmo material para construir suas casinhas? (não, cada um fez de um material diferente); Quais foram os materiais que usaram? E as casas da parábola de Jesus  foram construídas no mesmo lugar? Qual a diferença entre a construção das casinhas dos 3 porquinhos, e das casas da parábola de Jesus? (Leve-os a entender que as duas casas da parábola foram construídas com o mesmo material, mas em lugares diferentes: um construiu sobre a areia (lugar sem segurança), e o outro, na rocha (lugar seguro), enquanto que na fábula, os materiais também eram diferentes: palha e madeira, (materiais sem segurança), e tijolo (material forte, seguro). Pergunte-lhes o que derrubou as casinhas dos porquinhos (o sopro do lobo), e o que derrubou a casa construída na areia (o sopro do vento).
Mostre-lhes que os porquinhos que perderam a casinha por não obedeceram a sua mãe, que os advertiu para fazerem bom uso do dinheiro, e na parábola Jesus comparou a casa na areia àquelas pessoas que ouvem o que ele ensina, mas não obedece, ou seja, às pessoas desobedientes.
Na fábula dos porquinhos aprendemos que a vida não é feita só de brincadeiras, precisamos também separar um tempinho para as coisas sérias, como estudar, por exemplo. Mostre-lhes que dois dos porquinhos não queriam perder tempo construindo suas casinhas, pois gostavam muito de brincar, e, por isso, resolveram fazê-las com materiais mais rápidos e práticos. Somente um deles preferiu fazê-la mais segura, embora fosse perder mais tempo para construí-la, mas a sua casinha resistiu ao sopro do lobo, e também salvou os seus irmãos. Explique-lhes que, embora seja muito bom brincar, jogar ou assistir TV, as crianças precisam entender que também é necessário separar um tempo para as coisas sérias como os estudos, e  ajudar os pais, e que, apesar de hoje parecer chato fazer certas obrigações, no futuro isso irá lhes servir muito, porque tudo o que aprendem hoje vai lhes deixar preparados para quando forem adultos, e precisarem arrumar um bom emprego, ou cursar uma boa faculdade.
Diga-lhes que na parábola que Jesus contou, aprendemos que para termos uma vida segura, sem medo de nada, devemos obedecer a Sua Palavra. Alguém sabe o que é a Palavra de Deus? (a Bíblia). Alguém sabe alguma coisa que a Bíblia ensina que devemos fazer? (deixe eles falarem: orar, obedecer os pais, perdoar, etc.). E o que ela ensina que não devemos fazer? (mentir, roubar, desobedecer os pais, pecar, etc.).
Muito bem! Quem faz tudo o que Jesus manda não precisa ter medo de nada,  pois a sua vida está bem protegida, assim como o porquinho que fez sua casinha de tijolo, e como o homem que construiu sua casa na rocha. Embora virão situações difíceis, o Senhor Jesus sempre nos protegerá. Agora vamos todos repetir o Salmo 125.1. 

(Após recitarem o salmo, cantar o corinho abaixo, ou outro que trate sobre o tema estudado).


MÚSICA: NÃO CONSTRUA SUA CASA NA AREIA





Após ou antes de contar a estória passar o vídeo abaixo:




Se preferir, dê desenhos para colorir, como esses dos exemplos abaixo :




USANDO OBJETOS DO DIA A DIA

HISTÓRIA DE DANIEL



                                                                                                                                                                        
                   

TEMA: História de Daniel na cova dos leões
TEXTO DE LEITURA: Sl 91.1
OBJETIVO: Mostrar que vale a pena confiar em Deus
MATERIAL: Um leão de pelúcia, cinco prendedores de roupa  (para representar Daniel, os homens que o acusaram e o rei - se quiser desenhe carinha nos prendedores)  e uma bacia (para ser a cova).

   Comece perguntando  se conhecem alguma história que fale de leões (dê um tempo para responderem), depois  pergunte-lhes se sabiam que na Bíblia também tem histórias que falam de leões (talvez alguém aponte a história de Daniel). Pergunte se alguém já viu um leão bem de perto, e o que acharam do animal: se tiveram medo, se acharam bonito, grande, etc). Diga-lhes que na Bíblia tem uma história muito bonita onde havia um homem que foi jogado num buraco cheio de leões famintos para ser devorado por ele. Pergunte se alguém conhece essa história, e caso a maioria conheça dê vários nomes para que digam qual o verdadeiro (por exemplo: Quero ver se vocês conhecem mesmo: O nome do homem que foi jogado na cova dos leões era Samuel,  Davi, Daniel ou Sansão?).
   Caso a maioria conheça,  diga-lhes que você gosta tanto dessa história que gostaria de contá-la de novo,  mas de um jeito diferente: Fale que você trouxe um amigo para ajudá-lo a contá-la  (se o bicho de pelúcia pertencer a seu filho, por exemplo, diga que trouxe um amigo do seu filho). Faça ar de mistério (guarde o bicho de pelúcia onde eles não possam ver - talvez do lado de fora da sala - se puder ter uma gravação no celular de rugido de leão, fica bem legal, e quando for apresentá-lo, ele rugirá para a sala). 
   Se a turma for pequena, vá de um em um,  e deixe-os tocá-lo, enquanto você apresenta-os ao leão, elogiando alguma coisa neles (Por exemplo: Sr. Leão, esta  linda morena é a Aninha;  este menino esperto é o Lucas,  esta garota de cabelos lindos, da cor de ouro, é a Marisa, etc). Após passar de um a um, pergunte-lhes se alguém tem um amiguinhos de pelúcia (deixe-os falar), e então atraia-os para a história. 
   Pegue a bacia e pergunte se alguém sabe o que é aquilo (dirão que é uma bacia), e então você pergunta ao leão: "Sr. Leão, isso é uma bacia?" (O leão dirá que não, maneando a cabeça, e rugindo - reproduza o rugido no celular, ou simplesmente imite a sua voz). Depois você lhe pergunta: "Então, diga-lhes o que é isso", e imitando o leão  você dirá: "É a cova dos leões, da história de Daniel". 
   Pegue os prendedores e pergunte o que é aquilo, e após responderem você pergunta ao leão que os apresentará como sendo o rei, Daniel e os homens que o acusaram. Em seguida peça ao leão para entrar na cova (a bacia) porque você vai começar a história. 
 Conte a história, de um jeito atraente, e sempre os envolva nela, para que não percam a concentração. No final cante um corinho que fale sobre o assunto estudado (a história de Daniel, a confiança em Deus, etc),

EXEMPLO DE CORINHO:

FÉ MAIS FÉ, AMOR MAIS AMOR


Por Leila Castanha