quinta-feira, 6 de agosto de 2015

VOCÊ SABIA?

AS ORIGENS DO MOVIMENTO GOSPEL

imagem de movimentogospel.blogspot.com

Para entender a música gospel – também chamada de negro spirituals -, é preciso saber um pouco sobre os escravos americanos. Foram eles que criaram esse estilo musical enquanto trabalhavam no campo. Sipirituals (espirituais, no português) era o nome das canções inspiradas pela mensagem de Jesus Cristo, a Boa Nova, ou Evangelho (gospel, no inglês). Essas canções eram diferentes dos hinos e dos salmos cantados nas igrejas. Tornaram-se um modo de os negros compartilharem a difícil condição em que se encontravam. Foi por volta de 1850, porém, que aquele novo estilo musical se tornou popular. Cantado fora das igrejas, foi levado para as cidades por causa  do chamado Protestant City-Revival Movement (Movimento Protestante de Reavivamento na Cidade, em português).Tendas temporárias eram instaladas em estádios por todo os Estados Unidos, onde as canções eram entoadas.
Daí, gospel virou sinônimo de música evangélica moderna. No Brasil, o gospel, já afastado  do gênero spirituals, chegou pela Igreja Renascer em Cristo, nos anos 90. Estevam Ernandes, líder máximo da Renascer, patenteou a marca como estratégia de marketing e lançou bandas alternativas por meio do selo Gospel Records, gerando o que se chamou “movimento gospel brasileiro”. Segundo o sociólogo Ricardo Mariano, foi quando que se institucionalizou o proselitismo centrado na música no país.


(Revista das Religiões – o mundo da fé – Ed. 7 - março de 2004)

VOCÊ SABIA?


O QUE É UM EUNUCO?

imagem extraída de https://www.bing.com/images/


Eunuco é o nome dado aos homens castrados como punição por terem cometido um crime ou, durante a infância, para serem vendidos por seus pais pobres.

Geralmente os eunucos eram empregados pessoais dos soberanos. Alguns se tornavam confidentes e ocupavam cargos de extrema confiança, como conselheiros políticos, guarda-costas, almirantes, generais, guardas dos haréns, oficiais etc. Os eunucos estão presentes em varias civilizações: persa, hindu, romana e africana. A prática de castrar meninos a fim de treiná-los para serem sopranos quando adultos (castrati)  só terminou com a ascensão do papa Leão XIII, em 1878.


(Oh! dúvida cruel 2/Priscila Arida Velloso - Rio de Janeiro: Record, 2001 - página54)

VOCÊ SABIA?

COMO OS FARAÓS PRESERVAVAM SUAS DINASTIAS?

imagem extraída de http://2.bp.blogspot.com/

Para manter a família real livres de intrusos e para fortalecer seu direito ao trono, os faraós frequentemente se casavam com suas meia-irmãs, e algumas vezes até com suas mães e irmãs verdadeiras. Esses casamentos incestuosos eram em geral sem filhos, e esses, quando surgiam, muitas vezes nasciam mortosl Quando sobreviviam eram quase sempre mulheres. Tal fato veio dar uma importância relevante à linhagem feminina, pois algumas vezes a mulher reinou como faraó. A mais famosa foi a grande rainha Hapshepsut, que reinou de 1503 a 1482 a. C. Uma vez que não havia nenhum conceito sobre uma governante feminina na tradiçao egípcia, tinha de ser descrita e retratada como um homem, a ponto de usar uma barba falsa.

(Oh! dúvida cruel 2 / Priscila Arido Velloso. - Rio de Janeiro: Record, 2001 - página 50)