FUNDAMENTOS DA FÉ
TEMA- SALVAÇÃO: UM ATO DA GRAÇA DE DEUS
SOTERIOLOGIA é a “ciência teológica que se refere à
salvação da humanidade, de sua redenção” (Larousse Cultural).
TEXTO DE REFERÊNCIA: “Porque pela graça sois salvos, por meio
da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que
ninguém se glorie.” - Efésios 2.8,9.
Antigo e Novo Testamento: Trata-se do antigo e
do novo concerto de Deus. O primeiro (Antigo) era para a nação israelita, e o
último (o Novo) refere-se ao novo pacto de Deus, com todo aquele que crer em
Jesus, como o Filho de Deus, e aceitar o seu sacrifício expiatório. No Antigo
Testamento o concerto de Deus era estabelecido a partir do cumprindo das leis
que Deus dava aos israelitas, de forma que se não as obedecesse minuciosamente
seriam punidos (Dt 11.26-28). No novo Testamento, o contrato é entre Deus e todos os povos, e
baseia-se em que creiam em seu Filho, e recebam o seu sacrifício como meio de serem libertos do pecado e serem religados
com Deus (Lc 22.20; Rm 3.25; Hb 9. 11,13,19,20).
EXPIAÇÃO DO PECADO: Expiar é pagar por um crime
ou um erro. Jesus foi castigado e morto para pagar a pena (fazer expiação)
pelos pecados de todo a humanidade.
ASPECTOS QUE DIFERENCIAM OS DOIS CONCERTOS
(novo e velho testamento):
O Antigo Testamento é sombra do que havia
de vir no Novo Testamento. Ele aponta
para Cristo e seu sacrifício perfeito (Lc 16.16; Gl 3.24-26; Cl 2. 16,17; Hb 10.1).
A SERPENTE DE BRONZE: A serpente de bronze
no deserto apontava para Cristo, que seria pendurado no madeiro (na cruz).Assim
como todo condenado que olhasse para a serpente era salvo da morte, todo aquele
que olhar para Jesus, como a salvação enviada por Deus, será salvo da morte
eterna (condenação) (Nm 21 e Cl 2.16).
No Antigo Testamento o pacto que Deus fez
com o povo por meio de Moisés foi sacramentado (passou a vigorar) a partir do momento
que Moisés espalhou o sangue do animal sacrificado sobre o altar (representação
da presença de Deus), e sobre o povo. O sangue simbolizava a aliança entre Deus
e o homem que cumprisse suas leis – Ex 24.6-8.
No Novo Testamento o novo pacto de Deus passou
a vigorar a partir do sacrifício de Jesus que, ao derramar o seu sangue, cada
um que aceitar o seu sacrifício, terá, pela fé o sangue dele aspergido sobre si
– 1 Co 6.10,11; Hb 10.4-10; 9.11,13,15; 1Jo 1. 7,9.
No Antigo Testamento
a lei foi dada aos israelitas para manifestar o pecado, isto é, mostrar o que
já existia e não agradava a Deus – Rm 4.5; 7.6-24;8.1-4.
O SER HUMANO É PECADOR: Diferente do que
alguns acreditam, o homem não nasce puro. Não é o meio que leva o ser humano a
praticar o mau, mas o vício hereditário do pecado que o leva a manifestar os
seus instintos – Sl 51.5; Rm 7, 14-20.
No Antigo Testamento o homem precisava
merecer o perdão de Deus, seguindo as suas ordenanças (leis). Sua função é condenar, pois por meio dele o homem
percebe que ninguém pode ser justo pelos próprios esforços – Dt 22.21; Rm 3.10;
Gl 3.10.
FOMOS JUSTIFICADOS: O homem não pode ser justo por si mesmo
porque todos pecaram e carregam em si a semente do pecado que o faz inclinar-se
ao mal – Rm 3.23-26; 5.12. A Bíblia afirma que fomos justificados, isto é, nossa justificação vem de fora (de Cristo), e não de nós mesmos. Rm 3.24; 5.1; Gl 3.8,24 ; Tito 3,7.
Observamos que no Novo Testamento a salvação é dada como
dom (ou seja, é um presente) de Deus para
todos que nele crer – Gl 3.13; Jo 8.1-11; Lc 9.56; Jo 3.16.
No Antigo Testamento, o povo obtinha
comunhão com Deus pela observância das leis, e caso não consegue cumpri-la teria por consequência a morte. A
lei matava porque o homem não tinha capacidade de ser bom e justo o tempo
todo – Rm 6.23; 7.9-20; 2 Co 3.6.
No Novo Testamento o ser humano pode obter comunhão com Deus por meio da graça, através da fé no sacrifício de Jesus. A salvação pela graça dá
vida – Jo 10.10; Rm 5.10-18;
O QUE É GRAÇA: A palavra graça
significa favor imerecido. Ser salvo
pela graça exige do homem a compreensão de que não merecemos, mas que a salvação foi um favor de Deus em nosso benefício.
No Antigo Testamento, para ter comunhão com
Deus, por meio da lei, exigia-se esforço humano – Lv18.5; Lc 10.25-28; Tg 3.10.
No Novo Testamento (o novo pacto de Deus
com o homem), para termos comunhão com Ele precisamos aceitar a sua graça,
crendo que por meio do sacrifício de Jesus fomos justificados de nossos pecados –
Rm 10.4-13; Rm 3.28; Gl2.20,21.
O NOVO PACTO EXIGE SANTIFICAÇÃO: Apesar de a lei ter sido
anulada (o antigo concerto), isso não nos dá direito a pecar – Leia Cl 2.14;Rm
6.1-4, 8, 11-14,22; Gl 5.16,22-25; Ef 5.8,9.
SANTIFICAÇÃO: Separação do pecado.
No Antigo Testamento, o sangue dos animais
cobria o pecado do povo - Sl 51.9; Is 38.17; Mq 7.19.
No Novo
Testamento o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Ao aceitá-lo nos tornamos nova criatura, isto é, podemos começar do zero – 1 Jo 1.9; 2 Co 5.17;
Por Leila Castanha