FUNDAMENTOS DA FÉ
TEMA: QUAL A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS
SOTERIOLOGIA é a "ciência teológica que se refere à salvação da humanidade, à sua redenção" a salvação (Larousse Cultural). Em palavras mais simples, Soteriologia é o estudo acerca da salvação.
TEMA BASE: Mc
16.16
1.
Soteriologia
é a “ciência teológica que se refere à salvação da humanidade, de sua redenção.” (Larousse
Cultural).
2.
A
palavra batismo vem do grego (baptismos) e significa imersão ou mergulho.
3.
O
batismo era prática comum antes de Cristo:
João
não introduziu nenhum costume novo ao batizar seus discípulos, na verdade, esta
já era uma prática entre os judeus que imergiam todo o corpo em água corrente
como meio de purificar toda a impureza (Is 1.16).
Além
do cerimonial da lavagem do corpo, os judeus também tinham por prática batizar
os convertidos ao Judaísmo, e o batismo de prosélitos (novos convertidos ao
judaísmo) era prática comum, visto que eles tinham os gentios como impuros.
4.
Não
houve surpresa entre os judeus o fato de João batizar: Jo
1.25. Nesse texto o que deixava o povo confuso era João batizar não sendo o
Cristo (Ungido), nem nenhum homem de autoridade conhecida por eles do Antigo
Testamento. Observe que não questionaram sobre o novo ritual, mas sobre quem
batizada.
5.
6. De que forma era realizado o
batismo bíblico: Como já demonstra o nome, que de acordo
com muitos eruditos da Bíblia significa imersão,
era esta a forma.
7.
Textos
que comprovam o batismo imersão: Mt 3.16
“E sendo Jesus batizado saiu logo da água” ; Jo 3.24 “Ora, João
também batizava em Edom, junto a Salim, porque
havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. (Porque a
necessidade de muitas águas se a ideia era aspergir?); At 8.38-39 “E mandou parar
o carro, e desceram ambos à água,
tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe....”.
8.
Refutação
dos que são contra o batismo por imersão e suas explicações:
Os opositores do batismo por imersão alegam que no Jordão não havia água
suficiente para imergir o corpo de uma pessoa. No entanto, segundo a Bíblia ,
para passar, Josué abriu as águas desse rio em montões (Js 3.14-16), (Não haveria
necessidade de abrir as águas se lá havia pouco volume). Elias também abriu as águas do Jordão com sua
capa (2 Rs 2.8); Naamã mergulhou sete vezes nesse rio (2 Rs
5.14).
9.
O
que significa o batismo nas águas:
a)
É
uma ordenança de Jesus aos que creem
Nele
(Mt 28.19; Mc 16.16). Os apóstolos batizavam os convertidos (At 2.38; 10.45-48;
At 16.14,15)
b)
É um símbolo da
morte, sepultamento e ressurreição Rm 6.3,4, 6,11 (considerai-vos mortos para o pecado). Ao
imergir o convertido nas águas batismais é como se a pessoa morresse e fosse
sepultada para o velho homem (sua velha maneira de viver), e o ato de
levantá-la de volta faz alusão à ressurreição (para uma nova vida – em Cristo);
Gl 3.27; Cl 2.12.
Exemplo: O Pr. Argentino Juan Carlos Ortiz disse
que para fazer os irmãos compreenderem melhor o ato do batismo ele batiza
usando as seguintes palavras:
“Eu
te mato para você renascer para Cristo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo”. No ato simbólico do batismo, sepulta-se a velha
criatura, e ressurge o novo homem em Cristo.
c)
É um ato público de fé: Uma vez que a ordem de Cristo é
“Quem crer e for batizado será salvo”, subentende-se que o batismo nas águas é
o ato simbólico exterior de um ato real interior (creio, logo, sou batizado).
Uma vez crendo na obra de Jesus, devemos
agora estar nele, isto é, viver segundo ele andou (1 Jo 2.6). Como a Ceia, o
batismo é um ato simbólico, pessoal e público, de nossa fé (1 Co 11.25,26)
10. O que não significa o batismo nas águas:
Não
é salvação. Para
algumas igrejas o batismo é um Sacramento,
isto é, um ato que tem por finalidade a santificação, para dar ou aumentar a
graça (salvação). Ou, conforme diz o dicionário, Sacramento é um sinal sagrado,
instituído por Jesus que dá a santificação divina. A Igreja Católica, por
exemplo, possui sete sacramentos: o batismo, a confirmação (crisma, a partir
dos 12 anos), a eucaristia, a penitência, a unção dos enfermos, a ordem e o
matrimônio.
Não
cremos que o batismo purifica ninguém, pois o único capaz de purificar o homem
do pecado é Jesus, por meio do seu sangue (1 Jo 1.7).
Por Leila Castanha
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