COMO SURGIU O ARMINIANISMO OU DOUTRINA DO LIVRE ARBÍTRIO.
Jacó Armínio |
UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE ARMÍNIO, E O ARMINIANISMO.
Jacob
Harmensen, (1560-1609) que transliterou seu nome para o latim transformando-se
em, Jacobus Armínius, em português – Jacó Armínio, também é conhecido nos países
de língua portuguesa pela versão inglesa de seu nome – James ou Jacob Arminius.
Nascido na cidade holandesa de Oudewater, numa ambiência totalmente calvinista,
estudou em Leyden, na Universidade Marburg (1575-1581), na Basiléia
(1582-1583), e em Genebra na Suíça (1584-1586).
Nem sempre Armínio nutria as ideias que hoje são
conhecidas como arminianismo. Era ele um adepto do calvinismo sendo, inclusive,
influenciado por Teodoro de Beza, o sucessor de Calvino. A controvérsia se deu, não por uma sublevação
direta de Armínio, pelo contrário, a princípio o teólogo de Leiden preparou-se,
por escolha de um sínodo local, a defender a teologia reformada, professada
pela Igreja Holandesa, que vinha sendo atacada pelo teólogo Dirck Koornhet
tendo como alvo principal de seus ataques, a doutrina da predestinação
absoluta.
No afã de responder com propriedade as
assertivas de Koornhet, Armínio se lançou a pesquisar tendo como fonte de
pesquisa, além das Escrituras, as obras teológicas dos Pais da Igreja. Toda
esta empresa produziu um efeito contrário, ou seja, Jacó Arminio terminou sua
pesquisa corroborando as teses de Dirck Koornhet.
O problema não terminou por aí, alias, absorver
as ideias contrárias à teologia dominante foi apenas o início. Exercendo o
ofício pastoral (1588-1603), e nas atividades de professor em Leydem, a partir
de 1603, suas questões começaram a ser publicamente divulgadas. Nas publicações
de suas ideias e no consequente choque com a ala reformada mais radical,
principalmente na figura de Franciscus Gomarus, que fora seu professor, que
antojou o antiarminianismo, começou na vida de Arminio, uma intensa e enfadonha
perseguição teológica e intelectual.
Uns dos pontos centrais da divergência de
Arminio e Gomarus, era na doutrina da predestinação, que segundo o primeiro,
Deus conhecia de antemão àqueles que recepcionariam a graça de Deus, em Cristo
Jesus, já Gomarus defendia que Deus só levava em conta sua absoluta vontade,
predestinando assim àqueles que, por única e inquestionável vontade, decidiu
eleger.
Em
1607, essas diferenças foram transformadas em protestos por parte dos
calvinistas, tendo o sínodo holandês convocado Armínio e Gomarus a exporem suas
divergências – outra conferência foi agendada em 1609, sem nenhum avanço, sendo
que neste mesmo ano, Arminio morreu de tuberculose.
A morte de Jacó Armínio não esfriou a
controvérsia, sendo o seu ideário defendido, principalmente por Johannes
Uitenbogaard e Simon Episcopius. Em 1910 a controvérsia desencadeou em um
sínodo, conhecido como Sínodo de Dort. A primeira reunião do sínodo foi realizada
no dia 13 de Novembro de 1618 e a finda, a 154ª deu-se no dia 9 de Maio de
1619.
Como já dito, ambiência teológica da Holanda
era calvinista, sendo que até seu príncipe regente, Mauricio de Nassau, numa
medida política, destituiu e imprimiu uma vil intolerância contra vários
ministros arminianos, que, além de serem acusados de hereges, perderam suas
propriedades e foram exilados.
É
importante lembrar também que a intolerância da Igreja Reformada Holandesa, sob
o manto do estado holandês, também produziu morte, pois, Van Oldenbarnevelt foi
executado. Hugo Grocio, um dos maiores juristas da história, foi condenado à
prisão perpétua, mas, graças ao auxílio de sua esposa, conseguiu escapar
escondido em um baú, aparentemente cheio de livros.
O calvinismo foi beneficiado pelo estado
holandês, porque, estando a Holanda em guerra com a católica Espanha,
acreditava Maurício Nassau que o sentimento calvinismo era mais eficaz para
impedir que seus patrícios fossem influenciados pelo catolicismo da Espanha.
Com a morte de Maurício de Nassau, e a consequente
perda de poder dos calvinistas, os arminianos conquistaram liberdade de expressão,
e isso ocasionou na fundação de igrejas e do Seminário Remonstrante, existente
na Holanda até hoje.
Lailson
Castanha.
(Extraído de http://teologiaarminiana.blogspot.com.br)
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