Dica de leitura para melhor entender a teologia arminiana
1. A
teologia protestante não é unívoca, podendo-se falar em teologias protestantes.
Porém, nos espaços tradicionais do protestantismo, o calvinismo recebe maior
honraria do que as demais teologias, ademais, para muitos, esse é o verdadeiro
e único sistema efetivamente reformado. Rustin E. Brian, em seu livro
"Jacó Armíno: o homem de Oudewader", se ocupou em apontar outro
sistema teológico como também reformado, por entender -, e esse entendimento é
exposto na citada obra -, que o arminianismo está em harmonia com os
fundamentos teóricos da reforma. Visando esse propósito, o autor aponta os
princípios de vida e de fé adotados pelo pastor e teólogo Jacó Armíno, seus
compromissos como clérigo e teólogo que se relacionavam criteriosamente com a
teologia que defendia. De acordo com o Rustin Brian, a teologia clássica de
Armínio é reformada porque tem a graça como único meio de o homem ser salvo.
Porém, a principal identidade da teologia do teólogo neerlandês é o
cristocentrismo. Armínio subordinou todos os decretos divinos à pessoa de
Cristo, afirmando que a eleição é fundamentada em sua pessoa, e a dupla predestinação é cumprida nEle.
Mesmo sem pecado, na cruz, a maldição consequente do pecado humano, nEle foi
aplicada, e por sua santidade, predestinou todos os homens para a eleição
salvífica. Com sua graça possibilita o indivíduo a acolher sua oferta, não
impossibilitando ao homem continuar em estado de rebelião. Nesta mesma obra,
Brian destaca distanciamentos teológicos entre Armínio e Pelágio. Em
contrapartida, aponta conformidade entre o arminianismo e a teologia de John
Wesley, além de indicar aproximações com a soteriologia de Karl Barth.
Lailson Castanha
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BRIAN, Rustin. Jacó Armíno: o homem de Oudewader; tradução Carlos Caldas. São Paulo: Reflexão, 2018.
Observação: o comentarista desse texto deixa como referência de leitura, para um melhor entendimento sobre a teologia arminiana, o livro que consta na imagem acima.
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