sábado, 10 de dezembro de 2022

SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Conheça um pouco da história do budismo e os significados de seus símbolos religiosos, de acordo com a crença de seus adeptos.

BUDISMO

     Por volta do século VI a.C., há aproximadamente 2500 anos, nascia  na fronteira entre o Nepal e o norte da Índia o príncipe Siddhartha Gautama, que renunciou a uma vida mundana e a todas as suas riquezas como herdeiro real  para partir em busca de uma existência livre de sofrimentos.

     A partir de uma vida de buscas e muita meditação, alcançou essa  meta e tornou-se a figura que hoje é conhecida como Buda, ou "O Iluminado". A autorrealização espiritual o tornou a personificação da sabedoria perfeita e da compaixão.

     Assim, o budismo não é baseado na crença de um deus único e supremo e tão pouco possui escrituras e doutrinas estabelecidas e aceitas universalmente. 

     O budismo, por meio de sua coexistência com outras religiões, sobrevive até hoje e é conhecido mundialmente, possuindo um repertório vasto de símbolos e tradições. Os mais famosos são as estátuas, os gestos de mãos (mudras) e os símbolos auspiciosos.


ASANAS

     Buda é representado se manifestando de quatro maneiras diferentes. Absolutamente tudo nas estátuas de Buda é simbólico, desde sua postura até mesmo seu sorriso. Cada uma das posturas, chamadas de Asanas, representam um acontecimento da vida de Buda. 


BUDA EM PÉ

 

     Outra posição constante de representação de Buda é em pé. Sua mão direito está sempre erguida e na posição Abhaya Mydra, simbolizando o afastamento do medo e  a segurança para os que seguem o caminho de Buda.


BUDA SENTADO

     Esta é a pose mais icônica e representativa de Buda, uma vez que ele transcendeu a própria essência, atingindo o Nirvana, ao meditar sentado sob uma árvore. Sua mão direita apontando para baixo indicando a Bhumisparsa Mudra, simboliza a invocação da deus da Terra e sua luta constante contra as tentações.


BUDA RECLINADO


     A posição reclinada de Buda, sempre para o lado direito, é chamada de Parinirvana. Ela significa que após uma vida inteira dedicada ao ensino e depois de atingir a iluminação, ele nunca mais renascerá.


BUDA CAMINHANDO


     A estátua de Buda caminhando é uma das mais completas em símbolos. Seu corpo curvilíneo faz alusão à figura feminina e representa sua espiritualidade. Suas orelhas compridas simbolizam a iluminação alcançada, enquanto o sorriso representa a gentileza e os anéis do pescoço são símbolos de sua voz santa e da transmissão dos ensinamentos.

     No topo de sua cabeça está a Ushinisha, que no formato de uma chama simboliza sua ciência espiritual. Sua mão esquerda, sempre erguida e com o polegar e indicador unidos, formando a Vitarka Mudra, simboliza o gesto de ensinamento, 


(Enciclopédia dos Símbolos - 1 ed. - Barueri, SP: On Line, 2017. il.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário