quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

TRABALHANDO OS VALORES

 

 QUEM ACEITA A CORREÇÃO É SÁBIO

https://depositphotos.com

TEMA: Sabedoria

TÍTULO: Quem aceita a correção é sábio

TEXTO BÍBLICO: Pv 15. 32

Dos cinco sentidos que o ser humano utiliza, o mais usado por nós no início de nossa existência, desde a barriga de nossa mãe, é a audição. Há quem diga que lá de dentro ouvimos a voz do papai quando canta para nós ou a mamãe conta suas muitas historinhas. De qualquer modo, é certo que quando saímos do ventre materno, aprendemos as coisas, em grande parte, ouvindo. É assim que começamos a falar: primeiro ouvíamos, depois imitávamos. E quanto mais ouvíamos, mas fácil ficava imitarmos o som das palavras. Quando começamos tentar dar os primeiros passos, o incentivo verbal do adulto também foram muito significativos para nos fazer ter coragem: “Vamos lá” - dizia o papai - “Vem pro papai”. E lá íamos nós - uma quedinha aqui, outra ali - mas aquela voz tão conhecida nossa, nos ajudava a recomeçar a cada queda e, às vezes, depois de um chorinho sentido. Quantos “não” ouvíamos em nossas tentativas de mexer no que não devíamos!

Quando começamos a engatinhar ou a andar apoiados na parede ou nos móveis, às vezes, chorávamos quando um adulto nos colocava de pé (sem nos deixar apoiar) e nos mandava andar. Já pensou se nossos pais resolvessem nos deixar em nossa zona de conforto e não nos “incomodasse” para nos ensinar como fazer a coisa certa? Pegar a colher direito, segurar o copo da forma correta, andar sem apoio, etc.? Já pensou, você chegar na igreja engatinhando ou se apoiando pelas paredes e nos postes? Não dá nem para imaginar, né?

Mas, para chegarmos ao grau de conhecimento que temos hoje, inclusive de segurar o lápis corretamente, segurar a colher ou o copo de modo adequado, e andar sozinhos, foi necessário darmos ouvido às instruções e correções dos nossos pais ou da pessoa que era responsável por nós. Às vezes, éramos forçados a atender a alguma instrução de um adulto, mesmo quando não queríamos. Usar o penico para quê? Era tão mais prático sujar as fraldas! Como choramos, muitas vezes, por não querermos mudar nossos hábitos! Porém, certamente, todas essas instruções e correções nos fizeram muito bem.

É isso que a Bíblia está dizendo nesse texto que lemos: “Quem recusa ouvir a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém conhecimento”. O problema é que, na medida em que crescemos e ficamos mais velhos, estamos perdendo a capacidade de ouvir os outros, e só prestamos atenção naquilo que queremos ouvir, que nos é conveniente. Isso nos emburrece.

O escritor aos hebreus disse que a correção, na hora em que estamos sendo corrigidos, é muito ruim, mas depois o resultado é muito bom (Hb 12.11). Pois as correções servem para adquirirmos conhecimento, ou seja, para aprendermos. É por isso que vocês devem honrar os seus pais (Ex 20.12), pois eles são presentes de Deus, eles já passaram por tudo o que vocês passam e até pelo que ainda vão passar. Mesmo que não tenham tido as mesmas experiências, mas já viram muito mais da vida do que vocês. Eles sabem onde vai dar a porta que vocês estão entrando. Deus nos presenteou com os pais para recebermos orientação, instrução e correção, e não para serem nossos amiguinhos. Eles são nossos pais, nossos guias,  nossos orientadores e as pessoas que nos corrige quando se faz necessário. Lembram-se do que Salomão disse nesse texto sobre o propósito da correção? Pois bem, é para nos dar entendimento.  

Da mesma maneira é Deus quando nos corrige: não podemos achar ruim, nem tapar os ouvidos para suas repreensões. Veja o que o sábio Salomão disse em Pv 3. 11-15. Não se esqueça que quem não quer ouvir, "faz pouco caso de si mesmo", ou seja, não liga para o seu próprio bem. Quando somos corrigidos, somos advertidos para não nos darmos mal na vida (seja na vida material, sentimental ou espiritual). No Sl 119.130, o salmista diz que a exposição da Palavra de Deus nos dá luz e entendimento. O contrário de luz é treva, e o contrário de entendimento é ignorância. Desse modo, quem não ouve as instruções de Deus é como quem caminha no escuro: vai bater a cara no poste, vai tropeçar  nas coisas, vai cair no buraco, enfim. E quem não tem entendimento, é ignorante, ou seja, não faz ideia do perigo que corre. Percebe a importância de ouvir?

Então, pessoal, vamos começar a ouvir mais as pessoas que Deus colocou em nossas vidas para nos ensinar, e, principalmente, ao próprio Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra, e assim nos tornaremos pessoas sábias!

 

Leila Castanha

02/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário