O CASAMENTO E OS RITUAIS RELIGIOSOS
san-san-kudo (imagem de https://kimberlyah.files.wordpress.com) |
O CASAMENTO BUDISTA
NO Budismo, o casamento tem por objetivo a evolução espiritual dos noivos.Cada escola budista tem rituais específicos. Beber o saquê é um dos momentos mais significativos das cerimônias da tradição Zen Budista. No ritual, conhecido como san-san-kudo, são servidos aos noivos três cálices da bebida - um pequeno, um médio e outro grande. Ao compartilhar do mesmo cálice, acredita-se que o noivo e a noiva estão finalmente unidos. O incenso também está presente nas cerimônias.
O CASAMENTO ORTODOXO
imagem de http://1.bp.blogspot.com/- |
Como o noivo e a noiva são coroados durante a cerimônia, o casamento ortodoxo também é chamado "sacramento da coroação". O casal dá três voltas ao redor do altar, acompanhando o sacerdote que carrega incenso e uma vela. O número 3 é uma referência à Santíssima Trindade e os círuclos simbolizam a eternidade de Deus. "Servem para que essa eternidade se mantenha na união deles", afirma o padre Gregório Teodoro.
O CASAMENTO JUDAICO
Chupá (imagem de https://upload.wikimedia.org) |
Os judeus consideram o casamento um monte de santificação e celebram suas uniões embaixo de uma tenda chamada Chupá. "Ela tem quatro cabos e um teto, mas não possui paredes. Significa a fragilidade do lar", diz o rabino Yehuda Busquilla, da Congregação Israelita Paulista. Cabe ao casal construir as paredes do lar, ou seja, torná-lo forte e resistente.
CASAMENTO OOMOTO
o Shima-dai (imagem de http://2.bp.blogspot.com/) |
Diante de um arranjo chamado Shima-dai são celebrados os casamentos da religião japonesa Oomoto. No enfeite feito com folhas de pinho, estão representadas as divindades protetoras da união. Os noivos bebem saquê e muitos trocam alianças, um costume ocidental que foi inserido na cerimônia.
CASAMENTO INDÍGENA
noiva com colar de dente de capivara (imagem de http:// 1.bp.blogspot.com/) |
Os índios Xerentes, de Tocantins, pintam o corpo para o cassamento. Os noivos ganham ornamentos especiais, como o cordão de dente de capivara, que simboliza a virgindade da jovem índia. O casal recebe conselhos dos anciãos da aldeia.
(Informações extraídas de Revista das Religiões - O mundo da fé, Edição 9 - maio de 2004)
Nenhum comentário:
Postar um comentário