sexta-feira, 7 de agosto de 2015

você sabia?

SABIA
OS MÓRMONS PRATICAVAM A POLIGAMIA.


. 
Os mórmons, afinal, são polígamos?

   A mesma igreja que defende, hoje, a castidade até o matrimônio, foi, durante várias décadas, adepta da poligamia. O fundador Joseph Smith introduziu o “casamento  plural” entre seus mandamentos. Embora existem muitas explicações para a prática da poligamia, segundo o profeta, havia uma só razão  para isso: Deus disse aos mórmons para fazê-lo.
   A divulgação dessa premissa causou comoção no século 19, período em que reinava o puritanismo. O profeta Smith e seus seguidores foram perseguidos e os bens  da Igreja chegaram a ser confiscados. Todos os praticantes da poligamia foram presos. Em 1890, o profeta Wilford Woodruff, “buscando conselho de Deus sobre o assunto”, recebeu uma revelação, posteriormente inserida nas escrituras religiosas, encerrando a prática da poligamia.
   Hoje, existem mais de  30 mil praticantes da poligamia nos Estados Unidos, dizendo-se mórmons e seguidores de Smith, embora tenham sido excomungados há mais de  20 anos da igreja. Ainda há medidas do governo de Utah contra a poligamia e também negociações sobre o livre exercício de crença religiosa, incluindo os casamentos plurais. Em 2001, Tom Green, um dos líderes do grupo rebelde, foi condenado a cinco anos de prisão por bigamia.    “A poligamia é uma ferida não cicatrizada no mormonismo”, diz o sociólogo André Ruz Neves. “Essa prática, considerada um mandamento instituído e suspenso por ordem divina, mas jamais condenado, até hoje causa um desconforto nos fiés.”

Por Juliana Bastos

(Parte do texto “Mórmons, uma grande família”, da Super Interessante “Religiões, o mundo da fé” – Edição 6, fevereiro/2004, editora abril).

1. PARA SABER COMO FOI FUNDADA A IGREJA DOS MÓRMONS CLIQUE AQUI.
2. PARA SABER AS DIVERGÊNCIAS ENTRE O LIVRO DE MÓRMON E A BÍBLIA CLIQUE AQUI.
3. PARA SABER O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O MORMONISMO CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário